quarta-feira, 9 de março de 2016

HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER




As funcionárias da E.E.E.F.M. José de Anchieta foram homenageadas pelo seu dia. Em confraternização singela mas carregada de significado, carinho e amizade, cada mulher funcionária recebeu uma rosa.




Pra você que nos assistiu desde a origem da criação daquilo que chamamos vida. Você! Que de frágil só tem a falta de oportunidade; você que de minoria em participação, transformou-se em qualidade de produção, . Você, que de problema à solução; de empregada a patrão chegou ao topo; sendo a maior representante de uma nação.
Não é o que você faz, fez ou deixou de fazer que vai dar conceito à sua capacidade; pra você não basta ser profissional, competente, eficiente e muito menos aclamada, à você cabe apenas ser mulher.
Mesmo no ínfimo soluçar daqueles que se julgam importantes, invencíveis e inabaláveis, o refúgio eterno de suas angústias se resumem à lembrança, quando há falta, de sua esfera maternal.
Mesmo você, que no empírico ato de ser mulher tem o infortúnio e a dádiva de alentar os que buscam seu consolo. Como diz a canção, “um ser maravilhoso entre a serpente e a estrela”, você que é símbolo de várias ideologias e maneiras intrínsecas de ver a realidade como uma metáfora daquilo que realmente queríamos que fosse.
Mas de todas as possibilidades, de todos os anseios e ensejos a que nos remete, a figura feminina, de todas as possibilidades em que você pode se apresentar, ser mãe é a que mais implica preponderância e sublimar amor humano. E ser mãe não condiz apenas com a verdade de gerar um filho biologicamente, ser mãe é além de tudo, provar a capacidade de amor e cuidado com o próximo; é respeito e docência de como se deve amar. Você, mulher escolhida para gerar a maior representação do amor divino para com a humanidade, não foi ignorada por ser uma incógnita de relevância. E agora, hoje e sempre você mulher é o que faz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.
A vocês, que nesse mesmo ato, em 1857 foram reprimidas por lutarem por igualdade não se permitam lembrar desse dia como infortúnio, e sim faça valer a força que as 130 mulheres tiveram ao fazer a coisa certa na hora em que deveria ser feita.
                                                                               Prof. Josiney
 











































Um comentário: