CURSOS E PALESTRAS






PALESTRA SOBRE BULLYNG

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. (http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm)
A E.E.E.F.M. José de Anchieta, através de sua equipe de supervisores, promoveu palestras sobre bullyng, mostrando aos alunos o que é e o quanto é prejudicial essa prática,.



















FEBRE CHICUNGUNHA

A equipe da Orientação Educacional da E.E.E.F.M. José de Anchieta coordenou  o ciclo de palestras, para alunos do 6° ao 9° anos, sobre a Febre Chicungunha que vem se alastrando por vários países, inclusive no Brasil. As agentes de saúde Sônia Ribeiro de Jesus e Laudicéia de Almeida Fernandes, juntamente com a enfermeira Renata Cavalli Zerbinatti falaram sobre essa doença enfatizando os sintomas, prevenção e tratamento. A febre chicungunha é uma doença viral como a dengue  e também é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus.

Na fase aguda da chicungunha, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

O diagnóstico depende de uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais. As amostras de sangue para análise devem ser enviadas para os laboratórios de referência nacional.

Somente médicos podem proceder o tratamento  contra a febre chicungunha. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas. Manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação.

Casos suspeitos de infecção pelo CHIKV devem ser notificados em até 24 horas para os órgãos oficiais dos serviços de saúde.

Não existe vacina contra febre chicungunha. Na verdade, a prevenção consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença

Portanto, as medidas preventivas como manter os quintais livres de recipientes que armazenem água é ainda a melhor forma de erradicação dos mosquitos transmissores.
Ao término da palestra, a enfermeira Renata comunicou as alunas com idade entre 9 e 11 anos que já se encontra disponível, no posto de saúde, a vacina HPV. Todas as meninas na faixa etária devem procurar a unidade de saúde para receberem a vacina.





Enfermeira Renata C. Zerbinatti.

Agente de Saúde Sônia R. de Jesus.

Agente de Saúde Laudicéia A. Fernandes.
 












 PROJETO CARAMUJO AFRICANO


A Secretaria Municipal de Saúde do Cabixi, através da Vigilância Sanitária, vem desenvolvendo uma campanha pela erradicação do caramujo africano que está infestando a cidade.

O projeto Caramujo é coordenado pelo diretor da VISA - Vigilância Sanitária, Ademar Zeni e Adriele Fagundes, fiscal e tendo como parceira a psicóloga do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde Familiar, Dra. Adenise Oliveira e recebendo total apoio de todas as escolas.

Com o objetivo de sensibilizar e informar os malefícios causados pelo caramujo africano, a VISA vem desenvolvendo um ciclo de palestras nas escolas com foco especial aos discentes mostrando imagens e dissertando sobre doenças transmitidas pelo caramujo africano, bem como as diversas formas de erradicação. Informando ainda a existência de três postos de coleta dos: Borracharia do Tonhão, mecânica do Jacaré e próximo ao Japa. Os caramujos devem ser coletados, colocados em sacos plásticos, fechados e depositados nos pontos de coleta onde a VISA dará destino correto procedendo a erradicação.

Na E.E.E.F.M. José de Anchieta, as palestras foram organizadas pela equipe da Orientação Educacional que não mediu esforços para que as palestra tivesse sucesso.
 



Adriele, Ademar e Adenise.

Alunos da escola José de Anchieta.




Professorea da escola josé de Anchieta.






OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA
 

Aconteceu na última sexta, dia 27 de junho de 2014, a Oficina de Orientação Pedagógica sobre a 4ª Olimpíada da Língua Portuguesa. Essa oficina, coordenada pela professora Eliete Kotz, CRE/Vilhena, tem por objetivo orientar e motivar os professores e supervisores para a realização das Olimpíadas de Língua Portuguesa 2014.

Eliete Kotz

Professores e coordenadores.

Seminário Olímpiada da Língua Portuguesa.

Adicionar legenda


Adicionar legenda

 

 

 

  SAEB



Desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é aplicada anualmente no ensino fundamental com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
"A partir das informações do SAEB, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.

Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. Em 2011, as escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas séries  avaliadas também farão a Prova Brasil." (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=210&Itemid=324).

Em Cabixi a avaliação do SAEB aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro de 2013. Para aplicação das avaliações foram disponibilizados aplicadores oriundos de Vilhena. As avaliações foram aplicadas nos 3° e 9º anos do ensino fundamental.






SAERO 2013



O SAERO - Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia aplica, anualmente, avaliações nas disciplinas de  Língua Portuguesa e Matemática aos estudantes da rede pública estadual com o intuito de coletar informações sobre o sistema de ensino/aprendizagem e também conhecer a realidade de cada escola. Os resultados obtidos pelos estudantes nas avaliações são analisados e agrupados em quatro padrões de desempenho: abaixo do básico, básico, adequado e avançado. Tais padrões funcionam como um indicativo dos diferentes níveis de conhecimentos e de habilidades que os estudantes já desenvolveram e quais são os desafios que eles ainda estão enfrentando em sua busca para melhorar sempre mais. Os resultados das avaliações após analisados pela equipe gestora e docentes de cada escola, são utilizados

para orientar o processo de intervenção pedagógica com vista a melhoria da qualidade da educação e é por isso que a participação do estudantes é fundamental nesse processo avaliativo.

Em 2013, as avaliações do SAERO aconteceram no dia 06 de novembro em todo estado. Equipes devidamente preparadas acompanharam todo o processo de aplicação avaliativa. Os aplicadores, professores oriundos de outras escolas foram devidamente preparados para desempenhar suas funções neste dia. Na E.E.E.F.M. José de Anchieta, aplicadores receberam instruções finais e os envelopes lacrados contendo cadernos de avaliação, que foram elaborados pelo CAED-UFJE - Cursos de Apoio à Educação a Distancia da Universidade Federal de Minas Gerais, de uma das  coordenadora do CRE/SEDUC-Vlh, que acompanhou o processo nos três períodos letivos juntamente com a equipe gestora da escola, professores e demais funcionários.
Jovem, você que reclama por uma educação de qualidade, que grita por melhorias no sistema educacional, que reivindica seus direitos de aluno cidadão, essa é a sua hora de participar, de se fazer presente em todos os tipos possíveis de  avaliações que sejam oferecidas, tais como ENEM, PROVA BRASIL, SAERO, Olimpíada de Matemática entre tantas outras que podem num sistema avaliativo medir os índices de aprendizagem e assim poder melhorar cada vez mais a educação. Se você jovem participar terá direito e voz para clamar por mudanças!
 




Coordenadora SAERO, Diretor Fabio
e professores aplicadores



 

 

 

SAERO 2013

Dia 30 de outubro de 2013, nos períodos matutino e vespertino, aconteceu, nas dependência do CEEJA 06 de Julho, uma formação aos professores e gestores que aplicarão as avaliações do SAERO - Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia. Uma equipe composta pelos profissionais da educação do CRE/VHA-RO esteve em Cabixi para essa tão importante formação.
O SAERO tem por meta  verificar e analisar a qualidade do ensino/aprendizagem nas escolas públicas estaduais do nosso estado e para tanto conta com a participação efetiva do quadro de professores da rede estadual que deverão se deslocar de sua escola  para aplicar avaliação em outra escola num processo de transparência e lisura de nossos profissionais. Vale ressaltar que esse processo avaliativo tem por objetivo mostrar com eficiência e veracidade a qualidade do ensino em Rondônia e tendo assim a oportunidade de melhorar cada vez mais a educação e o aprendizado tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.
As avaliações do SAERO serão aplicadas no dia 06 de novembro de 2013  para as turmas de 2°, 5°, 6° r 9° anos do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do ensino médio.

 
Formadores:Anita, Ana, Venancio Elizangela


Professores presentes.
Professores presentes

Diretr da E.E.E.F.M. José de Anchieta 
Fábio A. da Graça também esteve presente.

 

OFICINA EM DIÁRIO ELETRÔNICO

A E.E.E.F.M. José de Anchieta recebeu nesta última sexta-feira, dia 04 de Outubro de 2013, a equipe da coordenadoria Regional de Educação - CRE/VHA-RO, juntamente com GTI/Porto Velho-RO, para uma oficina sobre Diário Eletrônico visando  orientar o manuseio e implantação do mesmo em rede. O Diário Eletrônico Escolar Online, a partir de agora, esta implantado em caráter experimental até o final do ano letivo de 2013/ A partir de 2014, o Diário Digital Escolar Online passará a funcionar em caráter definitivo e assim, mais um passofoi dado rumo à informatização da educação em Rondônia.




 

 

 

NOVOS CURSOS PARA CABIXI

          O PRONATEC -  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego em parceria com a E.E.E.F.M. José de Anchieta, estará disponibilizando mais três cursos profissionalizantes, são eles. OPERADOR DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS,  AUXILIAR TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA, ARTESÃO E BORDADO À MÃO, os cursos tem carga horária de 200 horas cada e serão ministrados no período noturno. Maiores informações e inscrições na Escola José de Anchieta com a a prof. Inêz ou prof. Fábio. Não percam essa oportunidade!!

 

 

OFICINA LOUSA DIGITAL 

Prof. Paula Andrade
            Nesta quarta-feira, dia 21 de Agosto de 2013, acontecerá nas dependências da E.E.E.F.M. José de Anchieta, a partir das 8h, uma oficina sobre o funcionamento e uso pedagógico de lousa digital. A oficina será ministrada pelos professores Paula Andrade e Wesley Antunes. O objetivo dessa oficina é mostrar, orientar os professores, técnicos e coordenadores de TV Escola, Laboratório de Informática Educacional como manusear de maneira pedagógicas a lousa digital, haja vsta que todas as escolas estaduais serão agraciadas com esse tão importante instrumento educacional que facilitará o trabalho dos professores e tornara as aulas mais dinâmicas e interessantes. A E.E.E.F.M. José de Anchieta recebeu, como experimento, uma lousa digital que será instalada após essa oficina.

 

 

OFICINA DE CINEMA EM CABIXI 

 

A Oficina de Cinema que aconteceu em Cabixi é destaque na Folha de Vilhena. Confira: http://www.folhadevilhena.com.br/estudante-de-cabixi-participam-de-oficina-de-cinema/
 

 

 

 

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

 

     Os técnicos educacinais da E.E.E.F.M. José de Anchieta, Cabixi-RO, estão em processo de profissionalização.A maioria desses funcionários estão cursando o Profuncionário no IFRO - Instituto Federal de Rondônia, com incentivo do governo federal que tornou em 22 de novembro de 2005, através da Resolução nº 05, Art. 1º nos quadros anexos a Resolução CNE/CEB nº 4/99 de 22/12/99, como 21ª Área Profissional, a área de serviços de Apoio Escolar. São quatro os cursos oferecidos para cada área de atuação:
- Técnico em Alimentação.
- Técnico em Secretaria Escolar.
- Técnicos em Multimeios Didáticos.
- Técnico em Infraestrutura Escolar.
     A carga horária mínima de cada habilitação profissional da área de serviços de Apoio Escolar é de 1.200 horas.

 

 

 

 

 

OFICINA DE EDIÇÃO E PRODUÇÃO DE VÍDEOS


     A E.E.E.F.M. José de Anchieta oferece aos alunos devidamente matriculados na instituição, excelente oficina de PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEOS, ministrado pelo cineasta Amauri Tangará, com duração de 40 horas, início dia 10 de Junho, de 2013, as 7:30 horas, no CEEJA 6 de Julho. A oficina acontecerá de segunda feira a sexta feira nos períodos matutino e vespertino. As inscrições deverão ser feitas no local antes do inicio da oficina com a professora Inez ou Jeferson (Representação de Ensino) . Maiores informações na escola com prof. Inez.



TÉCNICOS DE SECRETARIA 

DO J.A. PARTICIPAM DE CURSO

     Os Técnicos Administrativos Educacionais da E.E.E.F.M. José de Anchieta participam de curso de formação em Colorado do Oeste. O Curso de Capacitação para Técnicos que Atuam nas Secretarias das Escolas da Rede Pública Estadual está sendo oferecido com intuito de dinamizar e acrescentar conhecimentos na área especifica. Esta sendo oferecido em quatro encontros de quatro horas de duração cada e tem sido de grande valia aos participantes ampliando muito o campo nos seguintes aspectos: Ética, Redação Oficial, Estatística, Circulação de Estudos, Censo Escolar, , Informática, Arquivamento de Documentos, Leis que regem a Educação no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário