GRÊMIO ESTUDANTIL


ELEITA PRIMEIRA DIRETORIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO J. A.


O que vem a ser um Grêmio Estudantil? Boa pergunta! Vamos tentar definir...A Wikipédia define assim "Grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola." e acrescenta que "...seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua instituição de ensino, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras e normas, dentro da instituição de ensino, o grêmio também tem a função de expor as ideias e opiniões dos alunos dentro da administração da instituição de ensino." Observando o que acima se define podemos afirmar que um Grêmio Estudantil deve se estruturar de acordo com regras e normas da educação estipulados pelos governos federais, estudais e direcionados por cada escola através de sua equipe gestora. Se um cardápio escolar é elaborado, os alunos podem ter certeza absoluta que isso é feito através de normas e direcionados por um profissional competente que vai indicar o que de melhor possa ser oferecido levando em conta a realidade de cada escola e a verba disponibilizada à instituição. Uma reforma não poderá nunca ser feita aleatoriamente pela equipe gestora ou por um grêmio estudantil e sim apenas e tão somente com autorização do governo estadual através de sua Secretaria de Estado de Educação que fará uma avaliação e analisará as necessidades reais da reforma. Quero com esses exemplos dizer apenas que não adiantam promessas de campanha de grêmios estudantis dissociadas da equipe gestora e ou de conhecimentos reais das regras e normas que existem para o funcionamento de cada instituição educacional publica estadual. Parabéns à chapa VOZ DO ESTUDANTE que venceu a primeira eleição do Grêmio Estudantil da E.E.E.F.M. José de Anchieta, esperamos que participem das reuniões do Conselho Escolar, que procurem a equipe gestora para estarem informados acerca dos projetos em andamento, dos recursos financeiros da escola e como são aplicados e que seus projetos realmente venham de encontro com as necessidades e anseios de nossa escola. Na nossa humilde opinião, um Grêmio Estudantil deve agir a favor dos interesses dos alunos mas sempre dentro das possibilidades disponibilizadas pela escola e sempre em harmonia com a equipe gestora, normas e regras que norteia e determinam seu funcionamento. Criticar é fácil, difícil é integrar-se à realidade, analisar as dificuldades e encontrar soluções plausíveis.


 
Muita organização na votação.


Alunos praticando cidadania votando.

Participação maciça dos eleitores.

Momentos finais da apuração dos votos.






 A votação aconteceu de forma organizada e muito participativa saindo vencedora a chapa VOZ DO ESTUDANTE com 257 votos. A chapa F5 obteve 157 votos. Votos nulos ou em branco 10 em um total de 423 eleitores. Mais uma vez, parabéns aps componentes da primeira diretoria do Grêmio Estudantil da E.E.E.F.M. José de Anchieta, que realmente essa gestão venha de encontro aos anseios dos estudantes.



Acontecerá nesta segunda-feira, dia 04 de novembro de 2013, eleição da primeira gestão do recém criado Grêmio Estudantil da E.E.E.F.M. José de Anchieta.
Foi formada uma comissão Eleitoral composta por quatro alunos que estão coordenando todo processo eletivo. Esta comissão é formada pelos alunos  João Paulo, Madalena, Sandra e Keury que, com muito dinamismo e responsabilidade vem direcionando todas as atividades eleitoreiras.
O pleito conta com duas chapas que disputam a primeira diretoria do Grêmio Estudantil. A campanha está a pleno vapor com as chapas divulgando suas plataformas de governo num processo democrático onde somente alunos regularmente matriculados  terão direito a voto.

Chapa A VOZ DO ESTUDANTE.
A chapa Voz do estudante, encabeçada pelo aluno Abner Dione de Souza, apresentou aos demais alunos a seguinte plataforma:  
Jornal da Escola
O jornal da Escola será aplicado com a diretoria de Imprensa e funcionará da seguinte forma:
- Uma vez por semana a Diretoria (Imprensa) vai atualizar os jornais.
- Os jornais vão contar com o apoio do site do Grêmio e do Blog Elo Informativo Jose de Anchieta (Blog da escola).
- Os jornais vão contar com Folhas de Sufite.
Caratê
Vemos hoje que existe varias pessoas praticam o caratê, mais eles praticam não nos horários de aula mais fora deles, e nós vamos tentar ampliar para que todos nós além de ter futsal voleibol, termos essas aulas. Ok.
Feira de Arte Produção Cientifica
Laboratório de Química (Expansão)
Campeonatos inter Escolares
Seleção de futebol da escola: Seleção de futebol vai ser organizado por o diretor de Esportes ele vai reunir os melhores jogadores da bem diversificado
Cinema
Aulas de Judô e campeonat
Festas para a Arrecadação de fundos para o Grêmio: Vocês vão escolher se vai ser a fantasia ou outros tipos. Estas festas vão ser organizadas por varias salas
Shows com apresentações de alunos: Vai também ter shows competições pra todos vocês.
Mais pra frente uma piscina para escola. (Tentar) conseguir uma piscina para a Escola
Ar Condicionado no refeitório
Comida: Elaboração de um Novo Cardápio
Não sei se vocês já viram La no refeitório
É até engraçado ta La bem assim
N} 76 (quarta) vaca atolada arroz salada (couve refogada) e suco de fruta.
Quando tivemos suco de fruta?
Bebedores

Chapa F5
A Chapa F5. encabeçada pela aluna Sandra Mara, apresentou aos demais alunos a seguinte plataforma:      
1. Armários.
2. Excursões educacionais para o ensino médio.
3. Aulas de sábados,ser realizado jogos.
4.Usar a quadra velha para estacionamento.
5. Cobertura das salas até a biblioteca e banheiros.
6.  Arrumar os banheiros e vestiários da quadra.
7. Mesas e locais mais adequados para trabalhos dos professores.
8. Uniformes (obs. uniformes adequados para educação física)
9. Arrumar os telhados da escola.
10. Mudar os modeos das vidraças.
11. Tornar o ambiente escolar mais agradável e chamativo.
12. Materiais adequados para educação física.
13. Alimentação adequada de acordo com o horário.
14. Cantina ser por conta do 3° ano do ensino médio.

                                      SUCESSO A AMBAS!!!

6 comentários:

  1. SO PRA CORRIGIR O ERRO..A ESCOLA OFERECE SIM TODA SEMANA SUCO DE POUPA DE FRUTAS, INCLUSIVE HOJE TEVE A AFIRMATIVA ACIMA ESTA EQUIVOCADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CHAPA VOZ DO ESTUDANTE
      DESCULPE NÓS NÃO EXPLICAMOS DIREITO O QUE QUERIMOS DIZER NESTE PROJETO.
      vaca atolada arroz salada (couve refogada) e suco de fruta.

      Quando tivemos suco de fruta, JUNTO COM A VACA ATOLADA, ARROZ E SALADA?
      quem não souber o que é vaca atolada clique no link abaixo:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Vaca_atolada

      Excluir
    2. Chapa Voz do Estudante
      Ola pessoal aqui é o Presidente da Chapa Voz do Estudante e Quero aqui inclementar mais um Progeto que estamos elaborando que é da Parceria que estamos organizando com o Geavi Mirim
      Geavi Mirim : Grupo de Educadores Ambientais

      Excluir
  2. CHAPA VOZ DO ESTUDANTE
    VALE RESALTAR QUE O PROJETO PISCINA É SÓ UMA IDEIA E QUE NÃO DEVERIA ESTAR PRESENTE NESTE PLANO DE TRABALHO POIS NÓS NÃO FALAMOS NEM NAS SALAS SOBRE ESTE PROJETO.
    TAMBEM TEMOS QUE DIZER QUE FALTOU O PROJETO CME

    PROJETO

    CME
    CONSELHO DE MELHORIAS ESCOLARES

    Principais Funções: Elaborar pesquisas, desencadear novos projetos, melhorias,
    Receber e solucionar problemas, receber dicas e projetos de alunos.

    ResponderExcluir
  3. Achei bastante interessante a frase abaixo que acredito ser de autoria da professore Ingrid.
    Concordo em gênero,número e grau.

    Criticar é fácil, difícil é integrar-se à realidade, analisar as dificuldades e encontrar soluções plausíveis.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo elogio, Vinícius, realmente a frase é de minha autoria. Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir