ATIVIDADES ESCOLARES

GINCANA - AGOSTO 2015

 



"

 


PROJETO: LER É VIAJAR


Com o  objetivo de estimular os alunos a um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno, ajudando - os a se tornarem sujeitos leitores e escritores, a professora Marli Vieira Lopes, da disciplina de Língua Portuguesa, homenageou presenteando simbolicamente os alunos leitores do semestre. Foram contemplados os alunos que leram maior quantidade de livros durante o semestre.
O projeto LER É VIAJAR, já é desenvolvido a dois anos e vem apresentando excelentes resultados.
Parabéns a professora Marli por mais esse projeto que vem rendendo bons frutos.
Parabéns aos alunos leitores que vem ganhando cultura, aprendizado, aprimoramento de seu vocabulário. Veja o projeto "Ler é Viajar" na íntegra.

Leitores do 1º Semestre.

6º A
Milene Bueno    09

6º B
Silvoney Cassemiro   09

6º C
Priscila Kauany         10

7º  B
Diovana Alves e Gleiciele Rodrigues    06

7º C
Mônica Lopes 18

      
























JOER - FASE REGIONAL

Sob a coordenação dos professores Silvana Antunes da Silva Cardoso e João Cecichel e com apoio  dos demais professores e funcionários da E.E.E.F.M. José de Anchieta, alunos atletas encontram-se em Vilhena participando da fase regional do JOER - Jogos Estudantis do Estado de  Rondônia. A escola José de Anchieta está participando com equipes nas modalidades de futsal infantil e juvenil masculino; atletismo infantil e juvenil masculino e feminino; xadrez juvenil feminino e tênis de mesa juvenil masculino. Os alunos classificados nessa fase disputarão a fase estadual em Porto Velho e Cacoal.

Sucesso aos nossos alunos atletas!
 









 

 

 

 

 

 

 

 OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

As provas consistem em resolução de problemas e é extensivo a todos os alunos matriculados na rede pública de ensino. Como uma forma de incentivar os alunos que participam e fazem maior pontuação, são condecorados com medalhas e menções honrosas. As Olimpíadas Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas tem por objetivo estimular o aprendizado em matemática e contribuir na melhoria do ensino da disciplina, assim como promover a integração entre alunos e professores.

As provas são realizadas em duas etapas. A primeira etapa ocorreu no dia 2 de junho de 2015 envolvendo alunos do 6° ao 9º ano do ensino fundamental e o ensino médio.
 










 ARTE E SOCIEDADE
As aulas da disciplina de Artes podem ser muito dinâmicas e atrativas. Como exemplo, mostramos um tópico proposto pela professora Áudrea, da E.E.E.F.M. José de Anchieta, cujo tema ARTE E SOCIEDADE levou um grupo de alunos do 1° ano turma B do Ensino, mostrar sua criatividade usando mídias e tecnologia. Para demonstrar que arte é algo palpável e muito próximo, o grupo desenvolveu, usando materiais simples como papel cartão, madeira, isopor, espuma, cola quente, lâmpadas de led, tablet, bateria de celular, um palco artístico com  quatro ritmos diferentes: rock, funk, eletrônico e sertanejo, mostrando as diferentes preferências populares. Os alunos João Victor, Kamila, Paula Vitória, Lucas e Kelvin estão de parabéns pela iniciativa, bom gosto mostrando que jovens são arrojados e criativos.


















GÊNEROS LITERÁRIOS

Muito se fala em métodos e métodos de aprendizagem. O mundo evoluiu a passos rápidos e a cada momento novas tecnologias nos surpreendem... Então surgem as duvidas, muitas dúvidas. Uma que não quer calar: como ensinar literatura nos dias atuais? Ou melhor, como ensinar gêneros textuais? Para muitos, algo massante e enfadonho! Mas sempre se encontra uma solução, especialmente professores arrojados e que tem como meta a verdadeira educação. Para esses profissionais sempre há uma luz no fim do túnel e essa luz acaba iluminando novas ideias e métodos de trabalho.

Como exemplo pode ser citado o professor Josiney Cardoso Lanes, de língua portuguesa, da E.E.E.F.M. José de Anchieta, que levou  os alunos a se interessarem por gêneros textuais, teatro,  recriando obra a obra Romeu e Julieta de Willian Shackespeare com bom humor e uma pitada de sarcasmo e Tempos Modernos, de Chaelie Chaplin, que foram encenadas e filmadas para posterior edição de vídeo. Parabéns ao professor Josiney e aos alunos pela excelente atuação.

Teatro: Romeu e Julieta.

Teatro: Romeu e Julieta.

Teatro\; Romeu e Julieta.

Teatro: Romeu e Julieta.

Teatro: Romeu e Julieta.

9°  ano, turma B ensino fundamental e Prof. Josiney.

Teatro: Tempos Modernos.

Teatro: Tempos Modernos.

Teatro: Tempos Modernos.

Teatro: Tempos Modernos.

Teatro: Tempos Modernos

Teatro: Tempos Modernos.

Teatro: Tempos Modernos.

9° ano turma B do ensino fundamental e prof. Josiney.

 













PROJETO SOLETRAR

O Projeto SOLETRAR, em sua segunda edição, movimenta a E.E.E.F.M. José de Anchieta. Na última quinta feira, dia 9 de abril de 2015, aconteceu a fase decisiva do projeto SOLETRAR, que está já em sua segunda edição. O projeto interdisciplinar abrangeu alunos do ensino fundamental do 6° ao 9° ano e alunos das três séries do ensino médio. As eliminatórias foram realizadas nas respectivas turmas de onde saiu um representante. Os representantes de cada série concorreram entre si e os classificados disputaram as três primeiras classificações, tendo como vencedores, em terceiro lugar o aluno Weberton Souza Silva, do 2° ano turma C do ensino médio, que recebeu uma mini caixa de som; em segundo lugar a aluna Esliane Vitória, do SALTO, que recebeu um celular e o grande vencedor foi André Feltrin, do 3° ano turma C do ensino médio, agraciado com um tablet. A torcida mais organizada também foi premiada.

O projeto foi criado visando melhorar o aprendizado dos alunos, pesquisando e escolhendo novas palavras, observando a grafia, a acentuação, o significado e a pronuncia, de forma lúdica, prazerosa englobando todas as disciplinas e assim também socializando os alunos e despertando em cada um o espírito de competitividade.

Em uma era digital, as tecnologias disponíveis na escola foram utilizadas com êxito proporcionando conforto aos participantes e jurados que permaneceram em uma sala de aula, enquanto som e imagem eram transmitidas para a plateia, no pátio da escola, em tempo real.

Parabéns aos professores envolvidos no projeto pela organização e sucesso do evento. Parabéns aos alunos pela participação ativa, esforço e pelo aprendizado.

Esperamos que o sucesso desse evento se repita no próximo.
 
Instalando e testando 
as mídias utilizadas.


Mesa de jurados.

Classificados na 1ª fase.

Classificados da 1ª fase.

A transmissão foi um sucesso.

Alunos assistiram e torceram.

Andre, Esliane e Weberton.

Vitor Ugo recebeu premio melhor torcida.

Webwrton e a vice diretora Inez Malik.

Prof. Fábio, Esliane e sua mãe.

Prof. Áudrea e André.

Os finalistas receberam medalhas.











GINCANA

Visando a integração, socialização e lazer associado ao conhecimento entre os alunos, professores desenvolveram uma gincana envolvendo alunos do 6° ao 9° ano da E.E.E.F.M. José de Anchieta. Os alunos vencedores da Gincana realizada receberam, como prêmio, uma tarde no Balneário Água Cristalina. Acompanhados por professores, divertiram-se muito promovendo socialização e partilha entre si. Aguardem, novas gincanas virão!
 


Chegada no Balneário.


Liberdade, descontração, divertimento.


Interação e lazer.


Descontração em um espaço paradisíaco.

 

 

 

 

 

 

GINCANA



Visando a integração, socialização e lazer associado ao conhecimento entre os alunos, professores desenvolveram uma gincana envolvendo alunos do 6° ao 9° ano da E.E.E.F.M. José de Anchieta com a seguinte programação:
- Corrida no saco.
- Corrida do ovo.
- Dança da laranja.
- Jogo com bastão.
- Cabo de guerra.
- Corrida com obstáculos.
- Dança da cadeira.
- Estoura balão.
- Batata quente.
- Queimada.
- Mordida na maçã.
- Encher litros com copos descartáveis.
Os jogos de dama,  xadrez e as atividades com desenhos foram desenvolvidas intercaladas durante o tempo da gincana.
As atividades de perguntas e respostas serão desenvolvidas durante o intervalo de cada modalidade.
Competição entre professores e alunos.
Na torcida, o "Grito de Guerra" foi desenvolvido e orientado com atividades de valor, respeito, amor ao próximo, etc.
Professores e demais servidores auxiliaram as atividades competitivas durante o período em que as provas ocorreram.
A animação foi total e a gincana um sucesso. Parabéns aos organizadores do evento.

Corrida no saco.

Perguntas e respostas.

Desenhos.

Jogo com bastão.

Pergintas e respostas.

Perguntas e respostas.

Dança da cadeira.

Batata quente.

Estoura balão.

Estoura balão.

Queimada.

Interclasse de futsal.

2° colocado, Guilherme M. da Silva.
1º colocado - Phelipe R. Bussolaro.

3º colocado - Vander Cristofele.

Jogos de dama e xadrez.

Cabo de guerra.




Outras gincanas culturais acontecerão ao longo do ano letivo.









CURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS:
ASPECTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS, E PRÁTICOS




Com o objetivo de " oportunizar o conhecimento da teoria da redação; Desenvolver as habilidades de produção e interpretação de textos; Realizar atividades que possibilitem o desenvolvimento prático da produção de textos; Criar situações de uso real da língua formal" , o professor de Língua Portuguesa Elci Ramos, vem desenvolvendo na E.E.E.F.M. José de Anchieta um projeto magnífico na área de leitura, interpretação enfocando com prioridade a produção textual. Trata-se do projeto CURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS:
ASPECTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS, E PRÁTICOS. É um projeto a ser desenvolvido a longo prazo pois requer muita dedicação e ao mesmo tempo muita habilidade pois, fazer com que jovens e adolescentes tomem gosto pela leitura e escrita é realmente um trabalho árduo mas que já começam produzir frutos.
Abaixo estão publicados alguns, dentre muitas excelentes produções. Veja o projeto na íntegra. Parabéns professor Elci!














 REAÇÕES QUÍMICAS


Uma aula teórica sobre reações químicas é interessante quando usados recursos audiovisuais,  pois prendem a atenção dos alunos e desperta o interesse dos mesmos. Entretanto, se a aula for prática há grandes probabilidades de maior aprendizado. Um projeto interessante foi desenvolvido pela professora Paula Andréia do N. Ramos com alunos dos nonos anos do ensino fundamental séries finais.
Vejam os resultados das experiências mais interessantes que foram desenvolvidas pelos alunos:



ÁGUA QUE PEGA FOGO
Material:
Água
Carbureto ou carbeto de cálcio
Um recipiente de vidro ou alumínio
Uma caixa de fósforos
Colocar na vasilha seca o carbureto ou carbeto de cálcio, em seguida colocar a água, acender um fósforo e aproxima-lo do recipiente. É necessário muito cuidado, não aproximar o rosto do recipiente quando aproximar o fósforo aceso.
Resultado da esperiência:
O carbureto ou  carbeto de cálcio reage com a água produzindo um gas inflamável conhecido como  acetileno. Assim, quando o fósforo aceso é aproximado do recipiente entra em contato com o acetileno que é inflamável, logo, a água "começa pegar fogo". Na verdade, o que acontece é que o gás presente naquela região é combustão sendo queimado.
Explicação química: CaC2 + H2O =>Ca(OH)2 + C2H2, onde  (C2H2) =  acetileno e  (Ca(OH)2 = Hidróxido de Cálcio.
Alunos: Leandra Beltrame Bianchi, Adeilton de Oliveura Lopes, Erita
Série: 9º B






ENCHER UM BALÃO
Material:
1 funil pequeno,
1 balão,
1 colher,
1 garrafa peti
Tampinha da garrafa peti.
Substâncias utilizadas:
Vinagre e bicarbonato de sódio.
Procedimento:
Coloque 3 tampinhas de vinagre dentro da garrafa prti. Em seguida coloque uma tampinha de bicarbonato dentro do balão usando o funil. Depois encaixe a boca do  balão no gargalo da garrafa. Quando o bicarbonato se misturar ao vinagre forma-se uma espuma e o balão começa encher. Isso acontece porque o bicarbonato de sódio e o vinagre reagem entre si liberando um  gas. Esse gás é dióxidade o mesmo que faz as bolinhas nas bebidas gasificadas. Assim esse gás é responsável por encher o balão.
Alunos: Ana Eduarda, Amanda, Matheus e Kendlly.
Série: 9° A
 








VULCÃO
Material.
Faça um vulcão usando barro, jornal e corante vermelho. Coloque uma garrafa pet sem gargalo no centro do vulcão.
Substâncias:
Detergente
Bicarbonato de sódio
Vinagre
Água
Coloque  quatro  colheres de bicarbonato de sódio na garrafa pet dentro do vulcão.
Em outro recipiente misture o vinagre, o detergente e  a água. Misture e junte ao bicarbonato de sódio.Quando o vinagre e o detergente  se misturam com o bicarbonato de sódio é liberado o gás carbono. Como o gás carbono é mais livre que a água, ele vai subir e derramar pela boca do vulcão como se fossem lavas vermelhas pelo corante usado no vulcão.
Alunos:  Willian, Thaynã, Érica, Fabiana e Douglas.
Série: 9° A








Material:
Água
Corante de qualquer cor
Óleo de soja
Efervescente
Como realizar a mistura:
Misture o corante na água, depois acrescente o óleo de soja, logo em seguida o efervescente.
Resultado da reação:
Quando o efervescente se dilui, as bolhas de oxigênio sobem e depois descem novamente.
Alunos: Paula vitória, Bruna e João Victor.
Série: 9°






 

 

 

 

  INTERCLASSE

Mais um dia de confraternização, lazer e interação aconteceu no último dia 5 de agosto de 2014 na quadra de esportes da E.E.E.F.M. José de Anchieta. Alunos e professores reuniram-se para mais um animadíssimo interclasse que acontece ao final de cada bimestre do ano letivo.Parabéns a equipe gestores, professores pela iniciativa. Agradecemos a todos os funcionários que direta ou indiretamente contribuíram para a realização de tão importante evento.
 


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda

 

 

 

PROJETO DE LEITURA





Muitos projetos interessantes são desenvolvidos durante o ano letivo. Muitos professores empenhados em desenvolver um trabalho diferenciado. Em destaque hoje a professora Marli Vieira Lopes que vem desenvolvendo o Projeto O PRAZER DA LEITURA E DA ESCRITA, premiando o aluno o aluno que lê um maior número de livros no decorrer de um mês. A professora Marli esta feliz com o sucesso do projeto e parabeniza os alunos dos sextos anos A e B, sétimos anos A, B, C e D e oitavo ano A aos quais o projeto é destinado. Parabeniza especialmente a aluna Jhenyffer Kamila da Silva, do sexto ano B que no mês de junho leu seis obras literárias. Parabéns Jhenyffer!!
  
Alunos aguardando momento da premiação.

Professora Marli Vieira Lopes.

Professora Marli e aluna Jhenyffer.

Adicionar legenda






DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.
O dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal 9.970/00, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta. (http://www.crpmg.org.br/GeraConteudo.asp?materiaID=1374).
A equipe da Orientação Pedagógica da E.E.E.F.M. José de Anchieta, lembrou a data supra citada com palestras para as crianças e adolescentes, Os orientadores Conceição, Ilda, João e Marcos coordenaram as palestras mostrando vídeo e abordando o assunto de forma adequada à cada idade. Parabéns à Equipe de Orientação pelo excelente trabalho preventivo que vem desenvolvendo.


Supervisora Conceição

Supervisora Ikda.

Supervisor Marcos

Spervisao João







FOLHA INTERATIVA J. A.



Com o objetivo de socializar as informações da comunidade e ambiente escolar a FOLHA INTERATIVA J. A.,  vem trazendo inovação e valorização das capacidades discente.

Sob a direção do 2º ano, as informações são colhidas em toda a esfera da educação, tendo a participação e interferência de todas as turmas.

Os textos são pesquisados e produzidos pelos próprios alunos, no intuito de valorizar e estabelecer relações de comunicação dentro do foro da Escola.

Isso mostra que a E.E.E.F.M. José de Anchieta prima pela excelência em nossos docentes e valoriza a produção e participação dos alunos com atividades dinâmicas e produtivas.
  
FOLHA INTERATIVA J. A., 


Terceira edição

Publicado no mural do pátio da Escola.




INTERCLASSE


Sensacional interclasse com animadíissimos jogos aconteceu dia 2 de Maio na quadra poliesportiva da E.E.E.F.M. José de Anchieta, tendo como foco principal a interação dos alunos numa socialização necessária entre alunos de diferentes turmas do ensino fundamental e médio e professores. Os jogos foram organizados e coordenados pelos professores de Educação Fisica Cleomar Baseggio Mackowiak e Silvana e aconteceram nos períodos matutino, vespertino e noturno, na modalidade de futsal. Segundo a equipe gestora, todo final de bimestre é promovido jogos interclasse que além do foco principal que é a interação entre as turmas, promove um dia de lazer e descontração aos alunos. Há participação de todos funcionários da escola na realização do evento. Parabéns à equipe gestora e professores por mais essa iniciativa fantástica.

Professoras do periodo matutino.

Incentivando a torcida.


Professores do período vespertino.

Adicionar legenda

Orientadora Educacional.

Adicionar legenda

Professores do período noturno.

Orientadora Educacional.


Adicionar legenda







OFICINA DO OVO DE PÁSCOA



A professora de Língua Portuguesa, Marli Vieira Lopes, desenvolveu o projeto OFICINA DO OVO DE PÁSCOA com alunos dos sextos anos do ensino fundamental. Cumprindo as várias etapas deste significativo projeto interdisciplinar, no dia 16 de abril de 2014, aconteceu a oficina, onde os alunos acompanharam e participaram de uma confecção artesanal de ovos de páscoa.
A primeira etapa do projeto aconteceu no LIE - Laboratório de Informática Educacional com pesquisas referentes ao tema.

Alunos pesquisando no LIE.

Adicionar legenda

 

A segunda etapa contou com confecção de cartazes.

Confecção de cartazes.

Adicionar legenda


Adicionar legenda

 A terceira etapa foi implementada com palestras sobre benefícios e malefícios, higiene e manutenção dos ovos de chocolate.


Adicionar legenda




Na quarta etapa, e esta conclusiva, houve a confecção dos ovos de chocolate.
Foram envolvidas as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências onde cada professor trabalhou conteúdos afins. Vejam o projeto na íntegra.















A professora Marli juntamente com os alunos dos sextos anos do ensino fundamental, demais alunos da escola, equipe gestora, e todos os funcionários desejam a todos uma FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA.


PALESTRAS

A Educação Sexual faz parte do componente curricular das disciplinas de Ciências e Biologia e deve ser ministrado nas turmas do ensino fundamental e médio.
É um assunto de importância fundamental especialmente na fase da adolescência quando o organismo humano passa por importantes transformações.
Além de despertar a curiosidade, é muito importante que o tema seja trabalhado por profissionais qualificados para se quebrar alguns "tabus".
Foi a partir da curiosidade dos alunos que a professora Rita Maísa percebeu a necessidade de se ministrar palestras com profissionais da área da saúde para complementar a abordagem do tema. "Fui muito bem recebida pela enfermeira Renata que gentilmente se dispos a palestrar sobre o tema juntamente com a enfermeira Katiuscia".
As palestrantes falaram das DSTs, planejamento familiar, aborto e gravidez na adolescência.. A palestra teve importância expressiva para a comunidade escolar e para a saúde pública haja vista que os postos de saúde vem realizando campanhas preventivas. Outro benefício da palestra foi estreitar o relacionamento entre comunidade/postos de saúde já que nessa fase do desenvolvimento alguns alunos sentem vergonha de buscar informações em postos de saúde.
Às enfermeiras nossos agradecimentos pela disponibilidade, construção do saber dos nossos alunos e pelo trabalho maravilhoso e rico de informações que vem desenvolvendo.
                                                                                    (by Rita Maisa)


Alunos do ensino fundamental.

Alunos do ensino fundamental


Enfermeiras Renata e Katiuscia


Professora Lorhaine


PROFIPES 2013, MAIS UMA ETAPA REALIZADA


Cumprindo mais uma etapa, o PROFIPES - Programa de Financiamento a Projeto Educacionais, foram realizadas entrevistas com proprietários rurais do município de Cabixi com o intuito de conhecer a realidade local para posterior produção de textos diferentes gêneros em Língua Portuguesa; construir gráficos, tabelas, maquetes, resolução de situações problemas em Matemática; levantamento da biodiversidade confeccionando catálogo de animais vertebrados e invertebrados em Ciências; levantamento das características econômicas do uso da terra e prejuízos ao meio ambiente em História dentre outras atividades.
Foram entrevistados o senhor Luiz Sagrado e senhor Bonifácio (poeta de nosso município), ambos proprietários rurais. As entrevistas foram importantes para a aplicação das atividades supra citadas.
Os alunos foram acompanhados por professores das disciplinas acima citadas que deram o devido apoio. Estiveram acompanhando e dando suporte aos alunos e professores envolvidos nas entrevistas a coordenação pedagógica e orientação educacional
















 


RECREIO DIRIGIDO



A equipe gestora, percebendo a necessidade de amenizar as brincadeiras agressivas e muita correria durante o recreio e também com intuito de resgatar brincadeiras e fogueados decidiu instituir ou reativar o recreio dirigido. O projeto RECREIO FELIZ E DIRIGIDO tem por objetivo " Proporcionar aos alunos atividades psicomotoras e afetivas sociais, através da ludicidade e jogos monitorados na hora do recreio, minimizando assim brincadeiras indesejadas que poderão causar brigas e acidentes.
Promover a interação entre os alunos tornando o ambiente mais divertido alegres e com disciplina, transformando o num momento lúdico e de brincadeiras agradáveis e sociáveis.
O Recreio Dirigido é coordenado pelas salas de apoio: Sala de Leitura. Sala de Recursos, Biblioteca, Videoteca, Laboratório de Informática Educacional - LIE e Orientação Pedagógica.
Foram confeccionados bilboquês com material descartável pelas professoras Soninha e Euzeni. Também são oferecidos aos alunas mesas de tênis. petecas, pula cordas, cantigas de roda, música e amarelinha.
Numa iniciativa do professor Marcos da Orientação Pedagógica Educacional, foi instituído o cantinho da música. O professor Marcos ensaia os alunos que gostam de cantar e disponibiliza a eles  playback dando aos alunos a oportunidade de desenvolver e mostrar seus talentos musicais e culturais onde os alunos podem utilizar instrumentos musicais ou play back. Vale ressaltar que todo conteúdo a ser apresentado é sistematicamente acompanhado pelo orientador professor Marcos que assim instiga o aluno a conhecer e reproduzir apenas o que é de cunho cultural.



Tênis de mesa.

Cantinho da música com prof. Marcos

Peteca.

Cantinho da música.

Ensaios para Cantinho da música

Pula corda.

Tenis de mesa.

Pula cordas.

Pula cordas.

Pula cordas.







AULA PRÁTICA PROFESSOR VINICIUS




A mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. 
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme. 
Com o objetivo de ensinar as diferenças entre mistura homogênea e  heterogênea, o professor Vinicius preparou uma aula prática para mostrar aos alunos in loco essas diferenças .Para a realização de uma prática simples, dinâmica e proveitosa, o professor usou:
  • 10 béqueres copos ou béquer (100 ml)
  • água
  •  
  • óleo de soja sal de cozinha
  •  
  • gasolina  (manter em frasco fechado)
  •  
  • vinagre
  •  
  • álcool
  •  
  • areia
  •  
  • Colher de café (para medida)
     Procedimentos: material colocado no béquer (metade do volume), material adicionado ao material do béquer (uma colher de café), misturam-se? Veja as respostas analisando as fotos abaixo.

 
Substância usadas no experimento.
Sustâncias usadas no experimento.


Prof. Vinicius e os alunos do 9° ano ensino fundamental.



Água e gasolina = heterogênea

Água e sal = homogênea

´´Agua e areia = heterogênea

`´Agua e álcool= homogênea

Água, areia e óleo de soja = heterogênea











SEMANA DO TRÂNSITO

     A Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. A data foi estabelecida desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. A Semana é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito. Acredita-se que, iniciando uma conscientização pelas bases (alunos do ensino fundamental das séries iniciais), formar-se-á cidadãos mais conscientes com relação ao trânsito.

     Visando proporcionar um momento de reflexão associada ao lazer, a E.E.E.F.M. José de Anchieta em parceria com o DETRAN, promoveram um passeio ciclístico com alunos dos 4° e 5° anos do ensino fundamental, dia 24 de setembro de 2013. O passeio foi monitorado por uma viatura da Polícia Militar e acompanhado pelos professores Valdinéia, Kerlen e Marcos, também acompanharam os alunos, Sandro e Rezendo do DETRAN. Neste mesmo dia foram mostrados vídeos educativos sobre trânsito para os alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, após a exibição houve o sorteio de uma bicicleta entre os alunos presentes. A feliz contemplada foi Joice Loubach. Parabéns as professoras Helen Karina, Kerlen, Jordelina, Gislene e Valdinéia pelo excelente trabalho que vem desevolvendo com alunos das series inicias do ensino fundamental.

 

















 

 

 

 

 

 

FESTIOKÊ

Sensacional!! Vem ai, dia 28 de setembro de 2013, o 1° FESTIOKÊ!! Festival de Música com Karaokê. O festival será aberto aos alunos e pais de alunos que poderão fazer suas inscrições até o dia  27 de setembro com o professor Marcos.
Este evento tem por objetivo intensificar e despertar o hábito pela leitura e gosto pela música.
Não percam essa oportunidade de vir divertir-se muito aqui na E.E.E.F.M. José de Anchieta, estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o ensino aprendizagem e a integração escola comunidade. Venham nos prestigiar, sua presença é muito importante para nós!!!

 

 

 

  21 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DA LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIA 27 - DIA DO SURDO

 

                         Deficiências

                       (Mario  Quintana)



“Deficiente” é aquele que não consegue modificar

sua vida, aceitando as imposições de outras pessoa

ou da sociedade em que vive, sem ter consciência

de que é dono do seu destino .

“Louco” é quem não procura ser feliz com o que

possui.

“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer

de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para

seus míseros problemas e pequenas dores.

“Surdo” é aquele que não tem tempo de ouvir um

amigo,ou o apelo de um irmão.

 Pois está sempre apressado para o trabalho e

 quer garantir seus tostões no fim do mês.

“Mudo” é aquele  que não consegue falar o que

sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

“Paralítico” é quem não consegue andar na direção

daqueles que precisam de sua ajuda.

“Diabético” é quem não consegue ser doce.

“Anão” é quem sabe deixar o amor crescer.

 E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável,

pois: “Miseráveis” são todos que não conseguem

falar com Deus.

“A amizade é um amor que nunca morre.”
  
A Sala de Recursos da E.E.E.F.M. José de Anchieta estará promovendo no dia 25, uma palestra sobre o tema, seguida de oração feita pelo aluno Júlio Cesar, coreografia, teatro de fantoche e apresentação de teclado pelo aluno especial Ademir.
No dia 27 será exposto um painel em libras com ensinamento do alfabeto em libras pelas professoras Claudia e Marilda.

 

 

 

SEMANA DO TRÂMSITO

     Em comemoração à Semana do Trânsito, a professora Jordelina Campos Siqueira de Morais, do primeiro ano do ensino fundamental, levou seus alunos para um passeio pelas ruas de Cabixi, nesta sexta-feira, dia 20 de setembro de 2013. O objetivo do passeio foi observar os tipos de sinalização de trânsito, como placas de sinalização, faixa de pedestre,a lombadas, dentre outros A professora mostrou aos alunos a necessidade de andar nas calçadas, formas regulares e irregulares de estacionar carros e motos, a obrigatoriedade do uso de sinto de segurança e capacetes dentre outros. O passeio aconteceu de forma alegre e descontraída proporcionando aos educando uma forma diferenciada de aprendizado. Parabéns professora Jordelina pela iniciativa.

Professora mostrando placa representando escola.





Adicionar legenda












 







 

 

MOMENTO CÍVICO

      Relembrando momentos importantes da nosa hostória, a Semana da Pátria nois mostra uma importantíssima p´[agina de nossa História, a nossa Independência! Neste espírito de civismo estamos comemorando data tão especial com momentos cívicos na escola e também com um breve desfile escolar que acontecerá no dia 6 de Setembro de 2013, quando a Fanfarra escolar estará conduzindo nossos alunos em um brilhantes desfile saindo da escola as 7:00h, percorrendo a  avenida  Tamoios e retornando à escola. Muitas outras atividades serão desenvolvidas no decorrer do dia. Veja mais.
                      



    


           

       


 

 

PROFESSORA SELMA

Em uma de suas aulas de Ensino Religioso, a professora Selma, após ter exposto, comentado e discutido com seus alunos acerca de Motivação, solicitou que seus alunos representassem graficamente o que entenderam e o que representa o tema a cada um. Ao receber os trabalhos surpreendeu-se com a perfeição artística e criatividade com que o aluno Bruno Siqueira Machado, do 7° ano turma B do ensino fundamental o representou. Utilizando do modelo HQ (História em Quadrinhos), fez sua montagem desenhando a mão livre. Veja o resultado abaixo.

Parabéns Bruno pelo belíssimo trabalho!


PROFESSORA VERA


ESCOLA  JOSÉ DE ANCHIETA      
AULA PRÁTICA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Disciplina: Química
Professora: Vera Lucia da Silva


SEPARAÇÃO DE MISTURAS
 Cromatografia com o giz                             

REAGENTES E VIDRARIAS                                  
Giz
Canetas com cores verde, azul preta e marrom              
Pires                                                                     
Copo
Álcool



A presente experiência tem como objetivo mostrar na prática, a separação de misturas por cromatografia em giz, utilizando canetas coloridas. Através da prática os alunos comprovaram a quantidade de cores utilizadas para formar uma única cor.






 

 

 

4PROFESSORA VERA




AULA PRÁTICA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Disciplina: Química
Professora: Vera Lucia da Silva


REAÇÃO QUÍMICA
Reagentes e vidraria.
Rolha
Leite
Café
Conta gotas
Béqueres (podem ser substituídos por copos)

A presente experiência tem como objetivo mostrar na prática, a força que a rolha contém em neutralizar o café e o leite na reação.
Como mostra na experiência o 1º copo com leite e rolha foi adicionada café e os mesmos não misturaram.
No 2º copo com leite e sem a rolha o café se misturou totalmente, na reação.













PROFESSORA VERA

 

Disciplina: Química
Professora: Vera Lucia da Silva
 
Experimento de decomposição
com fígado de boi.

REAÇÕES DE DECOMPOSIÇÃO

Um tipo bastante importante de reação químicas são as de decomposição.


REAGENTES E VIDRARIA

Prato
Água oxigenada a 10 volumes
Fígado de boi
                             
A presente experiência tem como objetivo mostrar na prática, que ao despejar água oxigenada sobre um pedaço de fígado bovino cru (cortado na hora), ocorre a mesma reação que quando ela é colocada sobre um ferimento recente.
A água oxigenada contém a substância incolor peróxido de hidrogênio. E sob determinadas condições, esta última sofre a seguinte reação:
                                            luz
Peróxido de hidrogênio          água + gás oxigênio
O peróxido de hidrogênio sofre fotólise (decompõe-se sob a ação da luz), formando água e gás oxigênio.
A decomposição do peróxido de hidrogênio é “incentivada” por uma substância presente nas células vivas.





PROFESSOR VINÍCIUS 

    
     Medir velocidade média é um tanto complicado se baseado apenas em teorias. Objetivando simplificar e motivar o aprendizado de seus alunos, o professore de Física, Vinícius Bonfim lançou mão de experimentos. No laboratório de Ciências, utilizando uma proveta, óleo e água, mostrou aos seus alunos uma das tantas possibilidades de se obter Velocidade Média.

 

Professor Vinícius mostrando aos alunos como medir Velocidade Média utilizando apenas água e óleo em tubo de ensaio.

Alunos utilizando celular para cronometrar a velocidade com que a bolha de águas desce através do óleo e anotando os resultados para posterior cálculo.

Com um conta gotas, professor Vinícius pinga água no óleo para medir a velocidade com que chega ao fundo da proveta.

Professor Vinícius mostrando aos seus alunos de uma forma simples e concreta uma das possibilidades de se obter Velocidade Mádia.

Alunos observando o movimento da bolha de água no óleo

Tubo de ensaio

Alana fazendo o experimento.











PROFESSORA ANDREIA


Relatório







Com intuito de trabalhar o desenvolvimento da oralidade com as turmas dos oitavos anos “A, B, C”, foi proposto, nas aulas de língua portuguesa, apresentação de peças teatrais.

As atividades tiveram início com a exposição do conteúdo “Elementos da Narrativa”.

Em seguida foram divididos em grupos de alunos, e oferecidos aos  mesmos diversos livros de autores e títulos variados. Cada grupo optou pelo tema de seu agrado.

    A seguir teve início a produção escrita dos teatros, com ajuda das professoras Euseni Alves Maciel dos Santos, Maria Sonia Ferreira Lopes e Terezinha de Almeida que não mediram esforços no auxílio das montagens das falas dos narradores e dos personagens.

 Depois de prontas as produções textuais foram entregue a professora todos os texto, havendo tempo disponível em horário de aula para que se fizessem os ensaios, a empolgação pelas peças foi tamanha que alguns grupos optaram por ensaiar em horário oposto ao  de suas aulas. Houve apresentação das peças em salas. Como motivação, a professora sugeriu que as peças teatrais fossem apresentadas aos demais alunos da escola, o que melhoraria as notas dos componentes do grupo.

           Assim, as peças foram apresentadas com êxito, culminando os trabalhos de desenvolvimento da oralidade de forma satisfatória e alcançando os objetivos propostos.         

     



  OS CISNES SELAVAGENS





 
Leitura de textos e preparação do teatro na sala de leitura.



Apresentação da peça teatral Os Cisnes Selvagens.



Apresentação do 8º ano B



Peça teatral...



Os Cisnes Selvagens.

Uma releitura

dos classicos da literatura infantil.

Professora Andréia com o grupo apresentador da peça teatral Os Cisnes Selvagens.




CHAPEUZINHO VERMELHO 




Em uma releitura dos Clássicos da Literatura  Infantil




o 8º ano C

apresentou uma peça teatral

cheia de graça e beleza

recontando "Chapeuzinho Vermelho"

O teatro foi apresentado

em sala de aula

Dando oportunidade aos alunos de mostrarem seus talentos

desenvolvendo sua oralidade

socialização

escrita e produção de textual.




Platéia


Um comentário:

  1. Parabéns professoras pelo excelente trabalho apresentado em homenagem ao dia nacional das lutas e valorização dos educandos especiais. Mãe

    ResponderExcluir