BASTIDORES



NOTA DE PESAR


Carlos de Souza Dias.
A equipe gestora da E.E.E.F.M. José de Anchieta, em nome de todos os funcionários, vem prestar solidariedade e pêsames à funcionária Maria José de Almeida, representante Sintero na escola, pelo passamento de seu esposo, o acadêmico de Biologia Carlos de Souza Dias, vítima de acidente na Br-RO 370, na altura da linha 7, município de Cabixi-RO. O acidente aconteceu na tarde de sábado, 23 de março de 2014.  A equipe do Blog Elo Informativo José de Anchieta, une-se a todos os funcionários da escola José de Anchieta solidarizando-se com a família enlutada e pedindo a Deus que a conforte neste momento tão difícil de perda irreparável. Descanse em paz Carlos, sentiremos sua falta.

 

 

 

E D I T A L




______________________________________________________________________________________

 

 

MAIS MELHORIAS PARA A ESCOLA


A equipe gestora da E.E.E.F.M. José de Anchieta, instalou, na última sexta feira, dia 14 de março de 2014, suportes para papel higiênico nos banheiros dos alunos, proporcionando maior conforto. Esta é mais uma tentativa feita em prol dos alunos. Tais suportes já foram outrora instalados, mas infelizmente, no mesmo dia quebrado por alunos. Percebe-se, com tais gestos, a necessidade, a necessidade urgente da instalação de monitoramento por câmeras, ou seja, a vigilância eletrônica para que os autores sejam identificados e punidos dentro da lei pois com a identificação será possível registrar boletim de ocorrência e os responsáveis pelo dano encaminhados para autoridades competentes.

  
Suporte para papel higiênico











 

CAMPANHA EM PROL AOS DESABRIGADOS NO RIO MADEIRA

 


Numa iniciativa da EMATER - Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia foi desencadeada uma campanha para arrecadar alimentos não perecíveis e roupas destinados aos desabrigados pela enchente do rio Madeira . Sensibilizados com a catástrofe que assola morados ribeirinhos e solidários com a iniciativa da EMATER, o GEAV NIRIM - Grupo de Educadores Ambientais Voluntários Mirins de Cabixi coordenados por José Ribeiro da Silva, mais conhecido como Zé Ambientalista juntamente com a E.E.E.F.M. José de Anchieta, representada pelo diretor professor Fábio Antônio da Graça que agregaram-se à campanha no intuito de  colaborar com os desabrigados e ao mesmo tempo despertar espírito de solidariedade entre os alunos.
Os produtos arrecadados serão encaminhados para a EMATER local que juntamente com doações da comunidade local enviará para Porto Velho onde a prefeitura, igrejas e associações farão o repasse aos necessitados. A população de Cabixi participou grandemente desta campanha mostrando solidariedade com os desabrigados.


GEAV MIRIM, Zé Ambientalista, Fábio Antônio da Graça.

Alimentos arrecadados...
...pelos alunos ...



...da E.E.E.F.M. José de Anchieta.

 

 

VISITA SURPRESA

 



Professora Maísa.
Sexta-feira, 22de novembro de 2013, sete horas da manhã na E.E.E.F.M. José de Anchieta, a bióloga prof. Maísa preparava-se para uma aula de Ciências em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental. Antes que chegasse à sala, alguns alunos entraram e notaram algo diferente no suporte de material escolar de uma das mesas. Olhando mais atentamente perceberam tratar-se de uma serpente. Chamaram então o prof. Ademar Frank que retirou a mesa contendo o réptil de dentro da sala de aula. Ademar, auxiliado pela vice-diretora prof. Inêz Malik tentaram acondicionar a visitante em uma lixeira. Tentativa frustrada! A prof. Maísa então solicitou a presença do biólogo Alessandro Martini Amaral, profundo conhecedor de répteis e amplamente treinado em captura dos mesmo, que prontamente atendeu a solicitação.



A mesa com a serpente...

...já fora da sala de aula.

Em um bate papo informal com o biólogo Alessandro Martini Amaral, perguntamos quais os prováveis motivos que levariam uma serpente a estar na sala de aula. Ele nos apontou alguns prováveis motivos: "No verão, por causa do calor, a oferta de alimentos é muito maior para os répteis e outras espécies de animais existentes na natureza, o que  vai contribuir para que estes saiam em busca dos mesmos. Esta também é uma época mais propícia ao acasalamento e reprodução. Mas há também o agravante do desmatamento que aumenta assustadoramente deixando os animais sem o seu habitat natural. A serpente captura na escola é uma jiboia (Boa Constrictor Amarilis) foi devolvida à floresta. É importante lembrar que mesmo se fosse uma serpente venenosa, não é correto matar pois elas são importantes no equilíbrio ambiental e/ou na fabricação de soros e remédios que poderão salvas vidas humanas, além do que eles tem o mesmo direito que os seres humanos de viver a vida e contemplar nosso planeta com sua presença. Sempre que você se sentir em perigo diante de um réptil ou qualquer outro animal peça ajuda de um especialista para que proceda a captura e posterior soltura, por favor, nunca mate pois você não será capaz de produzir outro igual!
Deixamos aqui um alerta: não coloquem as mãos, não chutem, não cutuquem pois pode tratar-se de um ser vivo venenoso e que se estressado poderá ter reações imprevisíveis em defesa à própria vida. Precisamos ter muita paciência e cuidado com esses animais pois são os seres humanos que estão exterminando seu habitat natural motivo principal pelo qual invadem nossas cidades e sua preservação é imprescindível para a nossa própria sobrevivência. Dependemos de um ambiente equilibrado para levarmos uma vida mais saudável pois o ambiente desequilibrado faz surgir pragas e doenças".
Biólogo Alessandro Martini Amaral
Alessandro é um biólogo que já trabalhou em serviços de captura de animais silvestres com o objetivo de salvá-los, isso explica a agilidade da captura e o fato de ter usado somente uma luva"após a identificação da espécie e de testa-la usando a luva, percebendo sua tranquilidade para só então capturá-la segurando-a firmemente pelo pescoço. Como estava contida e tranquila, alguns alunos puderam tocá-la saciando curiosidades". Alessandro ainda fez uma observação: "Não toquem animais silvestres sem os devidos cuidados e a presença de um especialista".
Alessandro Martini Amaral é formado pela Pontifícia Universidade Católica de Betim - MG, em Ciências Biológicas com ênfase em Meio Ambiente/Licenciatura e Bacharelado. Sua grande vocação é trabalhar com o desenvolvimento sustentável, utilizando práticas alternativas no desenvolvimento de sistemas agro ecológicos. Consultor ambiental desenvolvendo serviços junto a Norte Brasil, fazendo o salvamento dos meliponíneos (abelhas indígenas ou silvestres que são encontrados na supressão vegetal para a passagem
das linhas de transmissão.   

Chegada do biólogo Alessandro.

Captura da serpente.

Serpente imobiçizada.


A serpente também queria estudar!
Acondicionando para ser levada.





Tivemos o prazer de conversarmos também com o biólogo Amaral Francisco Alves que acompanhou de perto a soltura da serpente nas proximidades do rio Cabixi. Eles nos disse que "toda e qualquer espécie presente na natureza tem um papel importante no que diz respeito ao equilíbrio ecológico. Temos que nos conscientizar e entender que uma serpente, por exemplo, desempenha um controle populacional de algumas espécies, por se alimentar de pequenos mamíferos, acaba controlando a população de roedores entre outros.
A reintrodução na natureza de animais resgatados em áreas urbanas é de grande importância, tendo em vista que esses animais acabam chegando em áreas povoadas sob consequência da perda de seu habitat.
Após captura da jiboia (Boa constritor) na Escola José de Anchieta, a mesma foi levada para uma área afastada da cidade, área esta localizada nas proximidades do Rio Cabixi, o biólogo Alessandro e eu, biólogo Amaral, após conversarmos optamos em reintroduzir o réptil à margem do rio Cabixi, após a ponte (estado de MT) pois desse lado fragmentos florestais são bem mais preservados e assim proporcionará ao animal um melhor bem estar.
Biólogo Amaral Francisco Alvez.

Ao ser solta em seu habitat, o animal reconheceu que estava livre e começou lentamente a se locomover no solo da floresta e em seguida subiu em uma árvore. Foi muito gratificante participar do resgate/soltura desse animal e saber que ele foi reintroduzido com sucesso na natureza e que continuará a desempenhar se papel no ecossistema".
O biólogo Amaral Francisco Alves, formado pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), Rio de Janeiro em Ciências Biológicas trabalha atualmente com Afugentamento e Resgate de Fauna.


Reintegração da serpente à natureza.
Move-se lentamente.
Reconhece seu habitat.




Ela reconheceu que estava livre.



Sobe em uma árvore.

 

 

MAIS UM AMISTOSO 



Mais um amistoso aconteceu ontem, dia 19 de novembro, na quadra de esportes da E.E.E.F.M. José de Anchieta, onde os professores vencem com uma ENORME facilidade os alunos do 2° ano turma B do ensino médio. Embora a premissa era de que os alunos venceriam os professores como vinham preconizando já a um mês e que a vitória seria de goleada, o feitiço virou contra o feiticeiro e quem levou a melhor foram os professores que venceram a partida com uma diferença mínima de gols, apenas 8  4!!!!!!!!!!!!!







   Na ultima terça-feira, dia 05 de novembro de 2013, um divertido encontro de futsal animou a tarde da E.E.E.F.M. José de Anchieta, O "clássico" aconteceu no período das 17:00 às 18:00 horas na quadra da escola.
     Um jogo muito disputado, pesado e com um pouco de polêmica. Os professores saíram perdendo de 3 X 0, mas como a experiência sempre se sobressai diante da força os professores deram virada, terminaram o jogo com placar de Sete para os professores e Seis para os alunos.
     É aí que está a polêmica: os alunos afirmam o empate de 6 X 6, mas testemunhas reforçam o fato da vitória de 7 X 6 para os professores!
                                                                                       By: Prof. Josiney

Nenhum comentário:

Postar um comentário