PROEMI

ALUNOS DO PROEMI VISITAM 

VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE - MT.

Mais uma ação do PROEMI - Ensino Médio Inovador, realizada com êxito, marca de forma positiva os alunos do ensino médio da E.E.E.F.M. José de Anchieta. Desta feita, coordenada pelo professor João Cechinel, foi realizada uma excursão para Vila Bela da Santíssima Trindade, no estado de Mato Grosso, com objetivo de contar a história "in loco" mostrando a importância de Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso, estado ao qual pertenceu grande área de terras do estado de Rondônia.
Vila Bela da Santíssima Trindade foi colonizada pelos portugueses que ali encontraram tribos indígenas. Trouxeram consigo escravos para o trabalho braçal. Com a transferência da capital do estado de Mato Grosso para Cuiabá, permaneceram na cidade de Vila Bela escravos forros e remanescentes de quilombolas que mantiveram a cidade e suas tradições.
Alunos, professores, pais de alunos e funcionários da escola cumpriram um vasto roteiro onde cultura e diversões estiveram aliadas: noite cultural com apresentações de danças típicas (afrodescendentes) da região, visita ao Parque Estadual Serra Ricardo Franco: Trilha ecológica que leva a Cachoeira dos Namorados e a Cascatinha, visita ao Museu local, visita às ruínas da igreja matriz de Vila Bela. Palestra com professor Elísio, profundo conhecedor da história geral e local e da tradicional Festança do Divino.
Infelizmente, a cultura afrodescendente como as danças e principalmente as manifestações religiosas tais como a festa do divino e do glorioso são Benedito que durante séculos foram motivos de culto e festejos, mas que atualmente vem sofrendo forte aculturação e desgaste por falta de incentivo das famílias e da comunidade que deixam de instigar os jovens a manter e a disseminar a cultura local. Outro fator relevante para esse desapego cultural é a falta de políticas públicas que incentivem a preservação e a divulgação de tão importante característica que muito contribuiu na formação do povo brasileiro.
A excursão foi um sucesso, agora inicia-se, em sala de aula, a exploração dos conhecimentos adquiridos haja vista que os alunos privilegiados serão propagadores dos conhecimentos adquiridos.
































Festa do Divino.

Festa do Divino.




Poço de Lélis.

Poço de Lélis

Ruínas da Igreja Matriz.

Ruinas da Igreja Matriz.


                                                                          Ver mais fotos.







RONDÔNIA RURAL SHOW

A maior feira de agronegócio da região norte.



A Rondônia Rural Show é uma feira de tecnologia e oportunidade de negócios voltados ao setor agropecuário, realizada anualmente pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estadual de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), no município de Ji-Paraná, cidade também conhecida por “Coração de Rondônia” devido à sua localização no centro do estado, posição esta que privilegia o acesso e logística para a realização do evento.

A feira surgiu da necessidade em buscar novas tecnologias e práticas mais eficazes para a produção agropecuária rondoniense, proporcionando assim o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Embora o foco inicial tenha sido agricultura familiar, atualmente a feira ganhou grandes proporções recebendo grandes investidores e expositores de projeção nacional e internacional de todos os segmentos do agronegócio. Em sua última edição, a fera contou com estrutura para 200 estandes com mais de 350 bandeiras expositoras.

A  E.E.E.F.M. José de Anchieta em parceria com a EMATER/ Cabixi, proporcionaram aos  alunos do PROEMI - Programa Ensino Médio Inovador e professores, o deslocamento até  Ji-Paraná, no dia  27 de maio de 2015, objetivando mostrar aos alunos o potencial agro industrial e pecuário do estado de Rondônia bem como as tecnologias disponibilizadas para desenvolver os trabalhos rurais com mais qualidade, rapidez e eficiência.
Parabéns à coordenação do PROEMI juntamente com a equipe gestora pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo junto ao PROEMI.


Praça de alimentação.

Ji-Paraná.

Chegada em Ji-Paraná.

Rondônia Rural Show.

A entrada no Rondônia Rural Show.

monumento.


Alunos visitando stand de artesanato.

Abertura do evnto.

Abertura do evento.

Praça de alimentação.

Passeio pelo parque de exposição.

 

 

 

 

 

 

FESTA DO DIVINO

Segundo a tradição a Rainha Isabel de Portugal se colocou no meio do campo de batalha entre os exércitos de seu marido e de seu filho e rezou para que não houvesse derramamento de sangue. A guerra não aconteceu e a rainha prometeu levar a bandeira com o símbolo da paz a todo lugar.

A tradição chegou ao Brasil colônia.  Foi trazido de Cuiabá ao Vale do Guaporé através do senhor Manoel Fernandes Coelho em 1894, desde então a festa acontece todos os anos sendo que cada ano é celebrada  em um a localidade diferente.

As localidades que sediará a festa  é sempre escolhidas no ano anterior quando também são sorteados, dentre os membros da Irmandade as principais autoridades da próxima Festa, o imperador, a imperatriz e outros componentes da coordenação. Com ritos próprios e ritmos específicos, as celebrações atraem milhares de pessoas, especialmente na sede do encerramento.

Ao aproximar-se de cada povoação, o Barco do Divino anuncia a sua chegada através de ronqueira, três buzinadas em chifres de bois, e mais próximos, os remeiros entoam cânticos de chegada e são  recebidos com muito fervor.


A 121ª edição da Festa do Senhor do Divino Espírito Santo começou no domingo de Páscoa, com seus remeiros, cantores, mestres e guardiões dos símbolos,partiu da localidade de Rolim de Moura do Guaporé e  visitou perto de 50 comunidades até chegar,  no dia 19 de maio de 2015,  permanecendo até domingo de Pentecostes(24/05) na cidade de Pimenteiras onde se deu o encerramento.

    Sob a Coordenação do professor João, os alunos do PROEMI - Programa Ensino Médio Inovador, e professores  da E.E.E.F.M. José de Anchieta, se fizeram presentes e tiveram a oportunidade de participar de alguns célebres momentos da tradicional festa como: Missas Festivas,visitações nas casas juntamente com a irmandade do Divino; a veneração dos símbolos (Bandeira, Cetro e Coroa) .

Momentos mágicos de fé, adoração, misticismo, história, culturas diversas foram vivenciados pelos alunos e professores, engrandecendo fartamente os seus conhecimentos culturais seculares que norteiam e explicam o fortalecimento constante da fé pois a mais de um século que no Vale do Guaporé se repete as festividades do Divino.
Parabéns a equipe organizadora da excursão cultural e equipe gestora da escola que não tem medido esforços para que eventos dessa natureza se repitam sempre.


Entrada da Bandeira na Igreja.

Missa Festiva.



Bandeira da Irmandade de Pimenteiras.



Igreja flutuante.

alunos do PROEMI e professores.










Chegada da Bandeira em uma casa.

A adoração ao Divino.

Bandeira, Cetro e Coroa do Divino.

Decoração para receber a Bandeira.


 

 

 

 

 

 

 

PROJETO DENGUE




Com intuito de alertar a população sobre a importância de se prevenir a dengue em Cabixi foram realizadas algumas ações, entre elas visitas domiciliares, pit stop, entrega de panfletos e orientações nas principais ruas e avenidas do município.
As atividades do projeto Dengue iniciaram na segunda-feira, 7, e encerraram nesta quinta-feira, 9. As ações contaram com a participação de alunos e professores da escola José de Anchieta, agentes da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), funcionários do Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), estagiários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), funcionários da prefeitura e policiais militares.
Na terça-feira os voluntários realizaram visitas nas residências do município conscientizando os moradores sobre a importância de combater a dengue, e também a recolherem materiais que pudesse armazenar larvas do mosquito.
Já na quinta-feira as atividades foram encerradas com a realização de um pit stop, onde foram utilizados panfletos, faixas e adesivos, conscientizando a população para a importância da prevenção e do combate ao mosquito.
A campanha foi realizada na cidade, pois de acordo do Hospital Unidade Mista de Cabixi, a cada dia aumenta o número de pessoas atendidas com suspeita de dengue no município.
Paralelo e em parceria com o PROEMI, as professoras Vera e Rita Maísa desenvolveram o projeto Mobilização e Prevenção no Combate a Dengue, na disciplina de Ciência .
                                                                                                                            (texto by João Cechinel)




































PROEMI




   







EXCURSÃO AO 

REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA



Nos dias 15 e 16 de agosto de 2014, os alunos do PROEMI - Programa Ensino Médio Inovador e terceiros anos do ensino médio da E.E.E.F.M. José de Anchieta, fizeram uma excursão inesquecível ao Real Forte Príncipe da Beira, localizado no município de  Costa Marques-RO. Objetivando aprimorar os conhecimentos da História Regional e ao mesmo tempo oportunizar uma chance única de ver "in loco" resquícios do monumental forte que faz parte da História social, política e literária de nosso estado e que também esta ligada à História do Desenvolvimento de todo o Brasil.
Presenciar a história vivenciando a experiência de ver e tocar em fragmentos de uma tão importante obra da arquitetura portuguesa dos anos e de 1700 e que além de fazer parte da História do Brasil é uma parte da História de Rondônia, despertou nos alunos a curiosidade e a vontade de conhecer mais dominar mais a nossa história valorizando-a e despertando nos mesmo o espírito de conquista e de valorização de uma Terra grandiosa como a nossa.
Parabéns a coordenação do PROEMI, a equipe gestora, professores e a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que tão valioso evento acontecesse.


Real Forte Príncipe da Beira.



Vista parcial das ruinas do Forte

 Josiney, João, Claudir, Alice e Lucineide.
Veja mais fotos em Galeria de Fotos.







RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO  PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR -  PROEMI   REALIZADAS NA E.E.E.F.M. JOSÉ DE ANCHIETA NO MÊS DE ABRIL DE 2014.

         No dia 01/04 houve palestra com o fisioterapeuta Marcell de Oliveira, onde destacou a importância  sobre os movimentos corporais da criança desde o ventre da mãe até na vida adulta, maneira correta de postar-se, atividades adequadas em cada faixa etária, os benefícios que a atividade corporal proporciona para o ser humano, alimentação adequada e o que pode acontecer se uma atividade for mal feita sem acompanhamento profissional à nossa saúde.
        Houve interação entre o fisioterapeuta e os alunos para sanar suas dúvidas ou curiosidades.

          No dia 02/04 tivemos a presença do médico veterinário Diogenes Simionatto, o qual ministrou palestras sobre a inseminação artificial,  as vantagens, desvantagens, diferença entre inseminação e a monta natural, como tirar as provas dos touros, os lucros, a vida útil de um touro, quais as raças que mais se adéquam à nossa região e como fazer o cruzamento de raças.
          Durante a palestra foram tiradas as dúvidas dos alunos, através perguntas dirigidas ao médico veterinário que respondia aos alunos mostrando fotos figuras e slides.

          No dia 03/04 tivemos aula prática com o fisioterapeuta Marcell de Oliveira na piscina do clube CRECIX de cabixi. Começou a aula com aquecimento e alongamento ao lado da piscina. Em seguida entraram na piscina onde realizaram atividades coordenadas  pelo fisioterapeuta, mostrando a importância da hidroginástica e como esta atividade é mais importante que outras. Por ser uma aula em que os alunos não estavam acostumados a fazer, os mesmos cansaram bastante, mas, a dinâmica do fisioterapeuta fazia com que os alunos se motivassem e continuassem participando da aula. É importante ressaltar que todos os alunos fizeram as atividades na piscina fizeram o exame de pele  anteriormente com a enfermeira Renata da Secretaria Municipal de Saúde que veio a escola para realizar o exame.

          No dia 08/04 palestra com o médico veterinário Diogenes Simionatto, sobre sanidade animal, sendo colocado para os alunos de como ter um gado com uma boa produção de leite e de carne, como lidar com o gado, o seu manejo, alimentação adequada, quais os prejuízos que um mal manejo pode causar ao rebanho, quais as doenças mais comuns que pode ser detectadas, como fazer uma ordenha correta, quais as doenças que podem ser contagiosas e o que fazer para preveni-las. Foram apresentadas fotos e figuras de animais sadios e doentes para poder observar a comparação.


          Nos dias 09 e 10/04 os alunos tiveram aulas prática com o médico veterinário Diogenes juntamente com o produtor rural Henrique Cristofolli em sua propriedade localizada na linha 09 1º eixo. Os alunos puderam ver as diferenças entre bezerros inseminados e bezerros nascidos de monta natural, viram o curral com suas benfeitorias, higiene, como fazer o teste do leite e como funciona a ordenha mecânica. Em seguida os alunos foram conhecer o piqueteamento da pastagem, o sistema de irrigação e porque o produtor optou por fazer 24  piquetes para as vacas que produzem leite. No final puderam ver a botija onde são armazenados os sêmens e qual a temperatura que devem ser mantidos.



 
Aula pratica com fisioterapeuta...

Marcel de Oliveira, piscina do Crecix.

Aula teórica com fisioterapeuta Marcell de Oliveira.

Aula com Diogenes Simionatto.

Médico veterinário Diogenes Simionatto.








AULA INAUGURAL DO PROEMI


O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro,através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.  (http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=1038&id=13439&option=com_content&view=article)


Após algum tempo de planejamento, o PROEMI começa a ser desenvolvido este ano de 2014 na E.E.E.F.M. José de Anchieta. No dia 25 de março o programa foi apresentado aos alunos pelo seu coordenador, nesta aula inaugural foram apresentados também os professores assim como os objetivos e o planejamento para as atividades do mês de abril, contendo aulas diversificadas ministradas por professores, enfermeiros, fisioterapeuta, veterinário e técnico da EMATER local, constando aulas teóricas e práticas. As aulas acontecerão no período matutino a partir das 10:00, nas terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras.

Ana Andréia Trovó, do CRE/SEDUC-VILHENA esteve na E.E.E.F.M.José de Anchieta para acompanhar e orientar os trabalhos do PROEMI bem como sanar dúvidas existentes. Parabéns ao coordenador deste programa pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo e pelas excelentes parcerias que vem conquistando.

Alunos do PROEMI.

AULA INAUGURAL DO PROEMI.

Ana Andréia Trevó.

Reunião do PROEMI.

Um comentário:

  1. Passando para cumprimentar a todos e desejar mais sucesso ainda nos trabalhos de vocês.
    Profª Graça
    SEMEC -Colorado do Oeste

    ResponderExcluir