REUNIÕES


REUNIÃO COM PAIS DE ALUNOS

ENTREGA DE NOTAS 2° BIMESTRE

Mais um ciclo de reuniões bimestre=ais aconteceram, entre os dias  5 a 7 de agosto, na E.E.E.F.M. José de Anchieta. Desta feita, reunião com pais, professores, gestores e orientadores, referente ao segundo bimestre do ano letivo de 2014.
As reuniões aconteceram por turmas, nos períodos matutino e vespertino. Os pais foram recebidos pelo diretor da escola, professor Fábio Antonio da Graça que dentre outras informações, falou sobre a implantação e funcionamento do Programa Mais Educação, atividades desenvolvidas e a importância deste programa para os alunos. Fizeram uso da palavras, orientadores educacionais, professores e vice diretora Inez Malik.
As reuniões aconteceram em clima fraterno, com participação efetiva dos pais que, ao final da reunião receberam os boletins de seus filhos e tiveram a oportunidade de conversar com os professores sobre os progressos e dificuldades de seus filhos.










































CRE ITINERANTE VISITA
E.E.E.F.M. JOSÉ DE ANCHIETA

Neste dia 4 de agosto de 2015, a E.E.E.F.M. José de Anchieta recebeu a visita da CRE Itinerante núcleo de Vilhena.
A Coordenadora Regional de Educação de Vilhena e Jurisdição, Oracina Godinho da Silva, juntamente com a equipe da CRE Itinerante composta pelos técnicos Maria Ester B. Contriciani, do R. H.; Sebastiana N. Pacheco Romano, do setor pedagógico; Valdir Ribeiro da Silva, do PROAF E PROAF Adicional;  José Venâncio da Silva, prestação de contas;  Valdemir Soares dos Santos, Inspeção Escolar; Mayara Kotz, Processos; Anandréia Trovó, Sub-coordenadora do Ensino Médio, discorreram acerca dos seguintes assuntos:
- Avaliações Externas;
- Projeto Político Pedagógico;
- Regimento Escolar;
- Programas e Projetos;
- Aposentadorias;
- Processos de Servidores;
- Prestação de Contas;
- PROAF e PROAF Adicional;
- Inspeção Escolar;
- Outros.
A CRE Itinerante tem por objetivo conhecer a realidade de cada escola, bem como o trabalho desenvolvido por cada servidos, levando conhecimento de seus direitos e disponibilizando-se na resolução e orientação do que se fizer necessário, e nesse intuito fortalecer o trabalho do governo Confúcio Moura e da secretária de Educação do Estado Fátima Gavioli que incentiva esse trabalho voltado ao "Chão da Escola".


























PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

O Mais Educação atenderá 120 alunos, dos 6º ao 9º do ensino fundamental, com atividades pedagógicas como leitura e produção textual e artística karatê, dança, atletismo e fanfarra. Essas atividades em horário oposto aos das aulas terão por objetivo melhorar o rendimento escolar. Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesses e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.
O PME oferece macro-campos de lazer e orientação de estudos com as oficinas de Karatê, Fanfarra, Atletismo, Dança e acompanhamento pedagógico. As oficinas serão ministradas por monitores e acontecerão em horário oposto aos de aulas. Os alunos contemplados com o PME devem estar regularmente matriculados no ensino fundamental.

Professor Fábio.

Professora Elys.

Pais presentes.

Professores Fábio, Ademar e Elys.

Professores e monitores do PME.











CONSELHO DE CLASSE


Neste dia 30 de julho de 2015, aconteceu o Conselho de Classe das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio referente ao segundo bimestre do ano letivo de 2015, nas dependências da E.E.E.F.M. José de Anchieta. O Conselho de Classe contou com a presença dos professores, equipe gestora, orientadores educacionais e supervisores educacionais. No Conselho foram discutidos assuntos pertinentes às turmas supra citadas, como rendimento escolar, dificuldades de aprendizado, bem como disciplina e comportamento.

 















REUNIÃO PEDAGÓGICA

Aconteceu, no dia 16 de abril de 2015, nas dependências do CEEJA 6 de Julho, a primeira Reunião Pedagógica com Gestores e Supervisores Educacionais, coordenado pela equipe da CRE/SEDUC - Vilhena, Sebatiana Romano, Cleuza Belegante e  Vadeilza Castilho, com a seguinte pauta:



•      Organização da Escola: Projetos/Planos/Planejamentos/Prática;
•      Avaliações Externas;
•      Atribuições do Supervisor Escolar (Coordenador Pedagógico);
•      Monitoramentos e Participação das Formações nas Escolas;
•      Projetos: PPP; Proposta Curricular; Projeto de Formação Continuada; Projetos Financiáveis
•      Planos: PIPE; Planos de Ação; Plano de Operacionalização do Horário de Planejamento; Plano de Operacionalização da Recuperação;
•      Planejamentos: Anual; planejamento coletivo; planejamento das aulas;
•      Prática Pedagógica: Integração curricular; Interdisciplinaridade; Transversalidade e acompanhamento e mediação.
•      Calendário Escolar
•      Conselho de Classe
•      Portaria 0522 de 21/02/2014 que dispõe sobre as Ações Pedagógicas no Âmbito Escolar da rede estadual de Ensino de Rondônia.




 



 

 

 

 

 

 

 

 

REUNIÃO DE COORDENADORES DE MULTIMEIOS 

 
Aconteceu na última quinta feira, dia 9 de abril de 2015, nas dependências do CEEJA 6 de julho, a primeira reunião com coordenadores de multimeios de 2015. Objetivando esclarecer dúvidas e abordando alguns temas relevantes ao bom funcionamento nas escolas, os multipicadores Wesley e Raquel, do NTE/CRE/Vilhena, falaram sobre a portaria n° 2492/2014; funções dos coordenadores de multimeios; deveres dos professores e alunos frente a esses espaços tecnológicos.

Multiplicadores do NTA Weslwy e Raquel

Coordenadores multimeios.


1° encontro de coordenadores multimeios.









SEMANA PEDAGÓGICA 2015
 
Teve início na última sexta feira, dia 13 de fevereiro, a SEMANA PEDAGÓGICA na E.E.E.F.M. José de Anchieta. Docentes, direção, orientação, supervisão e demais funcionários estiveram participando das discussões que visam a melhoria do aprendizado doa alunos e melhor funcionamento da instituição.

A pauta da SEMANA PEDAGÓGIDA:

Dia 13/02/2015

- Abertura: professor, diretor Fábio Antônio da Graça.

- Mensagem de boas vindas "Acorde para Vencer", professora vice diretora Inêz Malik.

- Discussão dos projetos do ano letivo 2014, orientadora professora Dilma.

- Diagnóstico da avaliação interna, professora orientadora Dilma.

- Informações adicionais sobre diário eletrônico, professora Selma.

- Dimensões do Plano de Intervenção Pedagógica (PIPE) para 2015, professora orientadora    Heleniane.

- Discussão da Portaria n°522/2014, professora Inêz Malik.

- Divisão dos grupos para elaboração do PIPE, professora Inêz Malik.

- Discussão em grupo do PIPE.



Dia 18/02/2015

- Reelaboção do PPP.



Dia 19/02/2015

- Elaboração de ações e metas do PIPE para para serem desenvolvidas no ano de 2015 - "Projetos".

- Apresentação e discussão do Calendário Escolar.

- Planejamento anual (Referencial Curricular).

- Informes Sala de Recursos, professora Claudia.



Dia 20/02/2015.

- Continuação do Planejamento Anual.

- Definição do diapara entrega do Planejamento Anual.
 


Diretor professor Fábio Antônio da Graça

Funcionários.

Vice diretora prof. Inêz Malik

Professora Dilma.

Professora Heleniane

Professora Selma.

Professores e demais funcionários.
Socialização das discussões.

Socialização das discussões.

Socialização das discussões.

Socialização das discussões.

  











     





ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO 2014

Ao cerrarem-se as cortinas de 2014, a E.E.E.F.M. José de Anchieta encerra suas atividades docentes com Conselho de Classe e confraternização entre funcionários. Dezembro foi um mês agitadíssimo para os professores com o fechamento do ano letivo, felizmente foi com sucesso que se findou e o merecido descanso para eles iniciou-se em 2 de janeiro de 2015.


Bem vindo 2015! Fevereiro nos espera. Desejamos que ao reiniciarem suas atividades suas forças e ânimos estejam revigoradas e a disposição para mais um ano de trabalho e luta seja parceira constante de cada um! Boas férias! Bom descanso!
 

























ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO
Aconteceu no último dia 21 de agosto de 2014, na E.E.E.F.M. José de Anchieta, a escolha do livro didático 2014 do ensino médio. Professores de todas as disciplinas das escolas da rede estadual estiveram reunidos para consultar e discutir as melhores obras didáticas destinadas aos alunos nos próximos dois anos.











Intervalo: momento de descontração.
FORMAÇÃO AVALIAÇÃO - RECUPERAÇÃO
  


Aconteceu nas dependência da E.E.E.F.M. José de Anchieta FORMAÇÃO AVALIAÇÃO - RECUPERAÇÃO com a seguinte pauta: dinâmica; leituras; reflexão sobre avaliação: tendências pedagógicas; planejamento: competências e habilidades; atividade prática; instrumentos avaliativos; recuperação e PIP (Intervenção Pedagógica Processual); socialização. A socialização foi coordemada pelas professoras Andrea, Eliete e Vanderleia do CRA/ilhena.

 

Adicionar legenda


Adicionar legenda

 

 

 

MONITORAMENTO



A E.E.E.F.M. José de Anchieta recebeu, neste mês de junho, a visita a equipe pedagógica do CRE/Vilhena, com objetivo de monitorar, analisar e orientar todas as ações desenvolvidas na Escola, tais como PPP, Plano de Ação de todos os setores, regimento.PIPE, , Planejamento anual dos professores, Projeto Salto, PROEMI e outros.

 
Eliete Kotz e Ana Andréia Trovo.

Alice e Eleite.

Alice, Eliete, Ana Andreia, Marcos e Inêz.

Jane Gomes.


 

 

 

REUNIÃO DE PAIS

PRIMEIRO BIMESTRE 2014

A E.E.E.F.M. José de Anchieta vem a cada dia aperfeiçoando mais seus métodos de ensino/aprendizagem através de métodos diferenciados em sala de aula. Novidades acontecendo no intuito de melhorar cada vez mais a educação proporcionando maior qualidade aos educandos. Uma nova forma de comunicação entre equipe gestora, professores e pais de alunos vem sendo colocada em prática através de nova modalidade de reunião bimestral para entrega de notas. No primeiro bimestre do ano letivo 2014, os pais foram convidados a participar de reuniões por turmas e em alguns casos, por ano em que o aluno estuda. Essa nova forma de reunião possibilita uma maior interação entre os profissionais da educação e pais de alunos, oportunizando maior troca de informações, diálogo e informes gerais. Mais uma vez a equipe gestora desenvolve um excelente trabalho juntamente com demais profissionais visando melhor qualidade de ensino na Escola.



Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda

 

 

ENCONTROS PARA ESTUDOS 

A Supervisão Escolar vem desenvolvendo um excelente trabalho junto aos professores da E.E.E.F.M. José de Anchieta. Semanalmente, no período matutino, professores se reúnem para estudos sob a coordenação da professora coordenadora Alice que vem dando um excelente suporte pedagógico aos professores. Os encontros tem por objetivo estudos didáticos pedagógicos e informativos, tais como:
- Estudos de portarias e resoluções.
- Construção de projetos.
- Elaboração de estratégias para melhorar o aprendizados de alunos com dificuldades.
- Estudo dos processos avaliativos.
Dentre outros tema relevantes para o ensino/aprendizagem que se fizerem necessários.
Os professores tem participado ativamente dos encontros promovendo discussões produtivas acerca de cada assunto com intuito de melhorar sempre mais seu  desempenho em sala de aula.



Adicionar legenda


Adicionar legenda




PLANEJAMENTO

Para planejar suas aulas, os professores tem-se reunido sistematicamente e por componentes  curriculares o que facilita o envolvimento dos mesmos em trabalhos nas áreas afins propiciando uma maior probabilidade de interdisciplinaridade e ajuda mútua o que melhora o desempenho de cada um ao mesmo tempo que há uma troca de informações e experiências.
Parabéns para a coordenação pedagógico pelo eficiente trabalho que vem desenvolvendo junto aos professores!


Adicionar legenda


Adicionar legenda





 


ENCONTRO DE SUPERVISORES


Muitas coisas boas acontecendo em um espaço muito pequeno de tempo. Desta vez o informe é acerca do ENCONTRO DE SUPERVISORES, que aconteceu no dia 16 de abril de 2014, nas dependência do CEEJA 6 de Julho, sob a coordenação de Andréa Priscila e Vanderléia. O encontro tratou sobre o papel do supervisor educacional na escola; problemas enfrentados pelo supervisor, tais como descaracterização da função, supervisor como formador, relação entre supervisão e equipe gestora; a importância da formação continuada na escola; estudo sobre material de formação; encaminhamento de atividades como elaboração de cronograma e escrita de memorial de formação dos professores e monitoramento.
O encontro foi de grande aproveitamento em termos de aprendizado e esclarecimentos. Encontros como esse serão sempre bem vindos.
 


Vanderléia e Andrea Priscila.


Alice, coordenadora do J. A.

Adicionar legenda

 

 

DIA D 2014


  

Equipe gestora, coordenação pedagógica, orientação pedagógica, professores e demais funcionários da E.E.E.F.M. José de Anchieta, reuniram-se dia 24 de abril de 2014, com objetivo de analisar os resultados do Plano de Intervenção Pedagógica Educacional - PIPE 2013 e elaborar o PIPE 2014.As atividades  tiveram inicio às sete horas com abertura, informes gerais, leitura do cronograma das atividades e mensagem. Às sete horas e trinta minutos teve início a avaliação do PIPE 2013. Às oito horas iniciou-se análise dos dados de proficiência das avaliações internas e externas. Na sequencia foi feita a divisão dos grupos de estudos, que reunidos discutiram e apontaram problemas de ensino aprendizagem.
No período vespertino houve a socialização dos estudos realizados pelos grupos onde foram apontados os problemas do ensino aprendizagem e sugestões das ações para elaboração do PIPE 2014. Estiveram presentes no período vespertino a equipe pedagógica  da Coordenadoria Regional de educação de Vilhena - CRE/Vlh., professoras Andrea Priscila Bertozzi, Maria Aparecida Moreira e Elisangela Volante para dar suporte técnico.
Mais uma meta alcançada com garra, boa vontade, afinco e dedicação dos funcionários da E.E.E.F.M. José de Anchieta.


smilinguido usados para formar grupos
A formação dos grupos.










Adicionar legenda





Adicionar legenda


Adicionar legenda

Maria Aparecida Moreira.
Elisangela Volante.

Andrea Priscila Bertozzi.







SAERO E IDERO

 
Equipe do CRE/SEDUC-VILHENA, estiveram em Cabixi, Tiana e Ana Andréia, dia 03 de março de 2014, para apresentar os resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia - SAERO 2013 e Índice de Desenvolvimento do Ensino de Rondônia - IDERO. A reunião aconteceu nas dependência do CEEJA 6 de Julho. Em breve os resultados do SAERO 2013 serão divulgados.


Ana Andréia, Tiana e gestores.










REUNIÃO DE COORDENADORES DE LIES


Aconteceu ontem, dia 01 de abril, nas dependências da E.E.E.F.M. José de Anchieta, Laboratório de Informática Educacional - LIE, a primeira reunião de coordenadores de 2014 com a seguinte pauta:
- Entrega de relatórios:
- Portaria0948/2010 que regulamenta os LIEs;
- Agendamento de aulas no LIE com antecedência e presença constante do professor no LIE;
- Horas semanais para estudos dos coordenadores;
- Oficina para professoreres;
- Projetos de professores;
- Projeto para ampliação de computadores para os LIEs;
Tablet para professores do ensino médio.
Estiveram coordenando a reunião, Tiana, que fez a abertura, Paula, Raquel, Wesley e Adriano que explanaram a pauta e tirarm as duvidas dos coordenadores presentes.

 
Coordenadores de LIEs.

Equipe NTE/VILHENA.


Adicionar legenda






REUNIÃO PEDAGÓGICA

Sábado, dia 8 de março aconteceu a primeira reunião pedagógica de 2014. com a seguinte pauta: planejamento anual; reforço; PROEMI; horário de planejamento e estudos; calendário; aquisição de materiais para instalação de televisores nas salas de aula; formação continuada; Programa Atleta na Escola; Projeto Fanfarra; Projeto Salto entre outros. O diretor Fábio Antonio da Graça, fez a abertura da reunião reunião desejando boas vindas a todos e prosseguiu com apresentação dos novos funcionários contratados em fevereiro, falou também dos materiais que estão sendo adquiridos para melhorar a estrutura das salas de aula como: cabos de HDMI, suporte para televisores, aparelhos DVD entre outros. Falou também do reforço para aqueles alunos do 6º ao 9º ano com dificuldades de aprendizagem, onde a professora Maria Sonia vai ajudar os alunos com dificuldades. Também comunicou que aos professores que se inscreveram para a formação no SISMÈDIO que os mesmos  foram cadastradas. Com relação ao Programa do Atleta na Escola está aguardando abrir o sistema para fazer o cadastro. Disponibilizou os livros contendo os referenciais curriculares que estão na supervisão e devem ser utilizados na elaboração do planejamento anual e serem consultados todas as vezes que se fizer necessário.  Em seguida o diretor passou a palavra para Selma que falou sobre os diários eletrônicos online. Na sequencia, o Marcos da Orientação falou sobre o Projeto Fanfarra. A p Professora Claudia falou dos trabalhos que estão e serão desenvolvidos na sala de recursos. O professor Sadi falou do Projeto Salto que ainda não tem data definida para reiniciar as atividades. A professora Alice, da supervisão falou do planejamento anual e neste deverá constar: as olimpíadas de matemática e de português, as ações do SAERO, as ações do PDE todas as demais ações que o professor for trabalhar durante o ano. Falou sobre o horário de planejamento e de estudos onde ficou acordado  encontros semanais  no turno matutino por área, e se necessário for reunir se com todos os professores aos sábados. Também foi feita uma explanação acerca dos cursos do PROINFO.Com referencia a  Portaria 0522/14, em que foram abordadas apenas as mudanças que ocorreram da Portaria 0466/13. A reunião foi encerrada pelo diretor professor Fábio que agradeceu a presença de todos.

  

Diretor Fabio A. da Graça.
Professores reunidos.

primeira reunião pedagógica 2014.

Adicionar legenda


 

 

REUNIÃO DE PAIS DO 3º BIMESTRE

Mais uma reunião de pais aconteceu na última quinta-feira, dia 04 de dezembro de 2013 nas dependências da E.E.E.F.M. José de Anchieta, desta vez referente ao terceiro bimestre do ano letivo de 2013. A reunião teve início às 13:30h, com abertura e boas vindas pelo diretor da escola professor Fábio Antônio da Graça que informou aos pais o término do ano letivo de 2013 para o dia 19 de janeiro de 2014. Na sequência, a professora Soninha discorreu sobre a sala de leitura pedindo encarecidamente aos pais que auxiliem na devolução de livros emprestados aos alunos. A professora Alice, da coordenação pedagógica divulgou a data da já tradicional Feira Cultural para o dia 20 de dezembro de 2013 com a participação de toda a comunidade que desejem expor e vender trabalhos artesanais. Para encerrar, o diretor professor Fabio pediu a colaboração dos pais no sentido de acompanhar seus filhos o mais próximo possível para evitar o uso de substâncias não permitidas dentro do estabelecimentos escolar. Agradeceu a presença de todos. Na sequencia as notas notas foram entregues aos pais ou responsáveis pelos alunos.

Abertura da reunião de pais.

Diretor da escola prof Fabio A. da Graça.

Prof. Soninha coordenadora da Sala de Leitura.

Pais e responsaveis presentes na reunião.

Prof. Alice anunciando a Feira Cultural.

Vice diretora prof. Inez na entrega de notas.

A entrega de notas do 3º bimestre.

 

 

 

CONSELHO DE CLASSE

Dia 16 de Novembro aconteceu mais um Conselho de Classe. O conselho de classe referente ao terceiro bimestre do ano letivo de 2013 aconteceu nas dependências da E.E.E.F.M. José de Anchieta. Todos os professores,  gestores, orientação pedagógica e supervisão pedagógica.





 



 

 

 

 

 

REUNIÃO DE PAIS

Aconteceu sábado, 21 de setembro de 2013, a segunda reunião de pais para entrega de notas do segundo bimestre. A abertura da reunião foi feita pelo diretor professor Fábio Antônio da Graça que após as boas vindas falou sobre as aulas de reposição pelo período de greve que acontecerão aos sábados, nos três períodos e com transporte escolar, fez um apelo aos pais para que mandem seus filhos nos dias de reposição, apelo este reforçado pelo Sr. Izael Dias, prefeito de nossa cidade. Fez a apresentação dos professores novos e na sequencia falou da formação do Grêmio Estudantil,  da aquisição de aparelhos de ar condicionado para salas de aula, vigilância eletrônica, projeto Escola Sustentável, Projeto Mais Cultura e reforma da escola. Foi mostrado aos pais o  Plano de Intervenção Pedagógica que visa aprimorar a qualidade da aprendizagem. Após a fala do diretor da escola houve a entrega de notas aos pais, estando os professores disponíveis para conversar com os pais para esclarecer eventuais dúvidas com relação a notas ou faltas de seus filhos. Fez uso da palavra a professora Conceição, orientadora pedagógica, que agradeceu aos pais pela colaboração e acompanhamnto aos filhos que tem melhorado muito no quesito disciplina. O professor orientador pedagógico Marcos comentou acerca do projeto Mais Cultura e Horta Escolar. Em nome da equipe gestora, supervisão educacional, orientação educacional, técnicos de secretaria e professores, agradecemos a presença dos pais em tão importante evento. Veja mais fotos.


Diretor prof. Fábio Antônio da Graça.










Orientadora Pedagógica prof. Conceição.





Prefeito Izael Dias.
Pais presentes.


Marcos Martins e Fábio da Graça.













NONITORAMENTO PEDAGOGICO 

No dia 18 de setembro de 2013, a E.E.E.F.M. José de Anchieta recebeu as professoras Ana Andréia e Elizangela em visita de monitoramento pedagógico do PROEMI - Programa Ensino Médio Inovador e PNAIC - Programa de Alfabetização na Idade Certa. Com muita eficiência e competência, analisaram o andamento dos dois programas, orientando e sanando dúvidas existentes.

 

GRÊMIO ESTUDANTIL

     A Supervisão Pedagógica Educacional representada pelo professor Fábio Anderson juntamente com o professor Josiney, reuniram alunos da E.E.E.F.M. José de Anchieta para levar ao conhecimentos dos mesmos  a importância da criação do Grêmio Estudantil e a forma legal de representatividade dos alunos através dessa entidade. A formação do Grêmio Estudantil é fundamentada na Lei Federal n° 7.398/85 e a Lei Estadual n° 13.410. O Grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
     Sexta-feira, dia 20 de setembro de 2013, a partir das 14: horas, acontecerá mais uma reunião pró formação do Grêmio Estudantil de nossa escola, esta para conhecimentos  do estatuto e formação de chapas para concorrer a eleição da sua primeira diretoria. Interessados deverão procurar a equipe gestora da escola. 






 



A formação dos grupos.
REUNIÃO DE LÍDERES DE TURMA

No dia 13 de setembro de 2013 aconteceu a segunda reunião de líderes de turmas da E.E.E.F.M. José de Anchieta. A reunião foi coordenada pela Orientação Pedagógica representada pelas professoras Ilda e Conceição. Foi feita uma avaliação dos problemas existentes em cada turma, solucionados os de competência da Orientação e encaminhados os demais à direção.
Outro assunto tratado foi referente a motivação da aprendizagem, foi combinado com os líderes  que será oferecido um almoço à turma que tiver melhor índice de aprendizagem mostrado pelas notas bimestrais, uma avaliação será feita pela Orientação educacional e secretaria. Espera-se que com essa "premiação" os alunos se dediquem mais aos estudos.

 
Líderes de turmas em reunião com a Orientação Educacional.

Orientadoras Educacioais Conceição e Ilda.



 

 

APRESENTAÇÃO DO PROFIPES AOS ALUNOS

PROFIPES - Programa de Financiamento a Projetos, visa a aprendizagem ou o aprimoramento desta. Neste dia 16 de setembro de 2013, na E.E.E.F.M. José de Anchieta, foi apresentado aos alunos dos sétimos anos o projeto O FANTASTICO MUNDO DE MONTEIRO LOBATO, cujo objetivo é oportunizar aos educandos uma reflexão sobre sua capacidade de construir conhecimentos buscando e selecionando informações presentes no seu cotidiano, visando criar oportunidades para que os mesmos possam ler obras  e transportando-as para a realidade de sua convivência tornando assim a aprendizagem significativa de forma real e contextualizada.
Com o desenvolvimento do projeto a escola buscará elevar os índices de aprovação nas disciplinas de  Matemática, de 60% para 75%; Língua Portuguesa de 75% para 85%; nas disciplinas de Ciências, História e Geografia que mantenha o resultado e sirva como incentivo para a qualidade de aprendizagem aos alunos.






 



REUNIÃO DO CONSELHO ESCOLAR

 

     Aconteceu terça-feira, dia 03 de Setembro de 2013, nas dependência d E.E.E.F.M. José de Anchieta, a 14ª Reunião Ordinária do Conselho Escolar,, sendo a quarta do ano de 2013. Foram tratados assuntos referentes ao Projeto Escola Sustentável, que é uma iniciativa do governo federal voltado para o meio ambiente. Para desenvolver este projeto o governo disponibilizará doze mil reais dentro do PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola, sendo que dois mil e quatrocentos reais  destinados a capital e nove mil e seiscentos reais para custeio. Para ser contemplada a escola deverá enviar um projeto de sustentabilidade de acordo com o valor estipulado e os critérios propostos pelo governo federal. Informes: O Ensino Médio Inovador terá inicio assim que  as diárias dos professores forem definidas; a escola deverá adquirir material didático, livros e DVDs para o Projeto Correção de Fluxo Escolar, a aquisição será feita com verba repassada pela pela DAF/Seduc através do PROAFI - Programa de Apoio Financeiro. Também foram repassados informes dos projetos financeiros da escola: PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNE - Programa de Melhoria Escolar, PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola, PDDE para Acessibilidade, PDDE Ensino Médio e Recursos da Cantina Escolar. Em breve estaremos publicando a prestação de contas de todos os programas gerenciados pela escola. Aguardem.
Conselheiro







 

 


DIA D

 No último sábado, dia 17 de Agosto de 2013, aconteceu, nas dependências da E.E.E.F.M. José de Anchieta, o dia D, isto é, equipe gestora, professores e técnicos, reuniram-se para analisar os resusultados das provas do SAERO - Sistema de Avaliação do Estado de Rondônia, Prova Brasil e Provinha Brasil. Através dessa análise detectar as falhas na aprendizagem e então elaborar um Plano de Intervenção, visando a qualidade de ensino e aprendizagem.
Os trabalhos foram coordenados pela equipe gestora, Coordenação pedagógica e orientado pela CRE/SEDUC de Vilhena-RO representada pelas professoras  Eliete Kotz e Paula Andrade.
A equipe gestora, coordenação e orientação pedagógica agradece a presença, participação efetiva dos professores e técnicos que compõe o quadro de funcionários da nossa escola.

Professores, coordenadores, supervisores e demais funcionários reunidos
 
Os grupos de estudos fizeram exposição de suas conclusões
Apresentando suas propostas de trabalho.
Para a elaboração do Plano de Intervenção.
Esse Plano de Intervenção norteará as atividades dos professores.
...nos próximos bimestres, com o objetivo de cada vez mais...
fazer com que o ensino/aprendizagem...



...ocorra com qualidade e eficácia.




.
 

Técnicos em Alimentação preparam um lanche delicioso!

Representando a CRE-SEDUC de Vilhena
 as professoras Eliete e Paula
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO

 

 O livro didático surgiu como complemento aos livros  clássicos, utilizados na escola, inicialmente buscando ajudar na alfabetização e na divulgação das ciências, história e filosofia.

Inicialmente publicado por iniciativa individual de alguns autores-educadores, como Hilário Ribeiro, Eudoro Berlink e Wilhelm Rotermund (este com obras para colonos alemães). Foi encampado como iniciativa do Estado, durante o governo Getúlio Vargas, em cuja gestão do Ministro da Educação Gustavo Capanema, em 1938, institui a Comissão Nacional do Livro didático¹.


Atualmente o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos do ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.  Após uma criteriosa avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.


O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.

Atendendo as necessidades da escolha de novos livros didáticos, professores da E.E.E.F.M. José de Anchieta reuniram-se nesta segunda feira, dia 5 de agosto para a escolha dos livros didáticos para o triênio 2014/2017.
Professores de Matemática.


Professores de Geografia.


Vice diretora e professores de Ciências.

Professores de História.




Professores de Língua Portuguesa.

 
 

 



 

 

 REUNIÃO DE PAIS


 

ENTREGA DE BOLETINS DO PRIMEIRO BIMESTRE ESCOLAR

     A E.E.E.F.M. José de Anchieta, através de sua equipe gestora, professores e demais funcionários, realizou a primeira reunião de pais com entrega de notas do ano letivo 2013. O diretor Fábio A. da Graça fez a abertura da reunião dando as boas vindas aos presentes e, aproveitando o ensejo falou sobre o Projeto Fanfarra, um projeto permanente coordenado pelo professor Marcos. Na sequencia fez uso da palavra a professora orientadora Maria Conceição Martins que elogiou e agradeceu aos pais presentes pelo incentivo, apoio e empenho dedicados à aprendizagem e comportamento de seus filhos. Em seguida o professor Sadi Massaroli fez uma explanação acerca do  PROJETO RONDÔNIA (Programa de Aceleração e Distorção Série/Idade) que vem sendo desenvolvida na escola e do qual é coordenador. A reunião teve continuidade com uma excelente palestra com tema Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ministrado pela Assistente de promotoria Martha Luiza Peres. Após a palestra houve a entrega dos boletins escolares referentes ao primeiro bimestre do ano letivo de 2013.



Diretor da E.E.E.F.M. josé de Anchieta, professor Fábio A. da Graça dando as boas vindas aos pais presentes.
Pais de alunos prestigiando reunião de entrega de notas do primeiro bimestre letivo de 2013.

Professor Sadi Massarolli falando dos benefícios do
PROJETO RONDÔNIA (Programa de Aceleração e Distorção Série/Idade)


Palestra com tema Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ministrado pela Assistente de promotoria
 Martha Luiza Peres

Palestrante Martha Luiza Peres


Palestrante Martha Luiza Peres

Palestrante Martha Luiza Peres









PROFIPES 2013

Prof. Alice,
coordenadora do PROFIPES, 2013

A E.E.E.F.M. José de Anchieta lança, através do PROFIPES (Programa de suporte financeiro a Projetos Escolares) , Projeto  "O Mundo Fantástico de Monteiro Lobato",   em reunião com professores e equipe gestora da escola. A escolha do tema "Monteiro Lobato" se deu pelo fato de o autor brasileiro mostrar em suas obras a cultura rural e urbana propiciando ao aluno uma maior integração entre campo e cidade que é uma realidade da escola pois esta atende tanto clientela urbana quando rural. Embora o projeto tenha abrangência do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e todas as disciplinas da base comum, o enfoque principal  se dará em Matemática e Língua Portuguesa nos sétimos anos onde houve maior defasagem de aprendizados no ano de 2012. O inicio das atividades se dará no inicio do terceiro bimestre com visitas a algumas propriedades rurais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário