SÉRIES INICIAIS

O Dia do Estudante e dia dos pais, foi comemorado, na E.E.E.F.M. José de Anchieta com animada e divertida gincana e jogos.
Os festejos iniciaram-se logo cedo com gincanas e brincadeiras para as séries iniciais do ensino fundamental. Professores, orientadores e demais funcionários coordenaram as provas e brincaram com os alunos num clima de alegria e descontração:
1. Dança da cadeira.
2. Corrida com ovo na colher.
3. Caneta na garrafa.
4. Corrida de saco.
5. Bala na farinha.
6. Passa a bola
7. Tire o pano.
8. Estoura balão (no pé)
9. Corrida pernas juntas.
10. Futebol com pano.

As séries finais tiveram seu momento no período vespertino. Com a mesma animação e descontração, professores, orientadores e demais funcionários conduziram as provas da gincana. Torcidas organizadas fizeram a festa incentivando os representantes de sua equipe e orientados pelos professores coordenadores:
1. Dança da cadeira.
2. Mímica dos desenhos.
3. Corrida do ovo.
4. Coreografia musical.
5. Cabo de guerra.
6. Desafio musical.
7. Corrida do saco.
8. Imitação.
9. Estoura balão (no pé)
10. Dasafio: cantar musica com tema amor.
11. Desafio para professores:Declamar um poema.

Para fechar as festividades comemorativas, animadíssimo amistoso de futsal entre alunos, pais de alunos e professores, resultando em um campeonato divertidíssimo.


CONSELHO DE CLASSE

2° BIMESTRE

Mais uma reunião de professores aconteceu neste dia  27 de julho de 2015, na E.E.E.F.M. José de Anchieta. Desta feita, Conselho de Classe com professores, gestores, orientadores e supervisores das séries iniciais do ensino fundamental. Na reunião foram discutidas as dificuldades bem como os progressos dos alunos. Em breve acontecerá reunião para entraga de notas aos pais de alunos.


FESTA JULHINA

Já está se tornando tradição a Festa Julhina promovida pelos professores das séries iniciais, 6° e 7° anos nas séries finais do ensino fundamental. Com objetivo de resgatar festas folclóricas e que fazem parte da formação cultural do povo brasileiro, a Festa Junina (este ano realizada em julho), reúne professores, alunos e pais de alunos em uma comemoração solidária com apresentações de danças tópicas, brincadeiras e folguedos e deliciosos pratos tísicos oferecidos pelos pais de alunos.

A festa transcorreu em clima de alegria, muita diversão e show de cultura.

A preparação deste evento tem início semanas antes da festa, em sala de aula, onde professores fazem um trabalho de pesquisa com seus alunos acerca da data, buscando conhecer suas origens, danças, folguedos, pratos típicos, crenças, enfim, tudo o que envolve a data.















A































PROJETO PÁSCOA



Professoras do ensino fundamental, séries iniciais, desenvolveram um excelente trabalho sobre Semana Santa e Páscoa mostrando o significado e simbologia da Páscoa. Durante a semana  as professoras, de todas as disciplinas, mostraram símbolos pascais e ensinaram sobre seus significados. Encerrando a semana houve palestra com a Pastora Marinice Hufran, da Igreja Metodista com teatro de fantoche. As crianças cantaram, assistiram um vídeo sobre morte e ressurreição de Cristo. Para encerrar as comemorações cada criança recebeu uma lembrancinha de sua professora. 
Parabéns às professoras pelo lindo trabalho.


Pastora Marinice Hufran

Assistiram vídeos.

Ouviram mensagens.

Teatro de Fantoches.

Músicas.

Cantaram

Participaram.














PNAIC

Numa iniciativa do Governo Federal, o PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, vem sendo aplicado desde o ano de 2013.


O pacto realizado entre federação, estados e municípios, tem por finalidade a formação continuada dos professores alfabetizadores. Neste ano de 2014, a formação foi focada no ensino de matemática, visando o lúdico, jogos e outras formas de aprendizado de modo significativo proporcionando ao educando aquisição de conceitos básicos de forma prazerosa.


A formação continuada do PNAIC foi encerrada, no município de Cabixi, dia 4 de dezembro de 2014, nas dependências da Escola Municipal Chico Soldado, com a exposição "Ludicidade na Matemática", onde os professores alfabetizadores expuseram os trabalhos confeccionados nas escolas. Os alunos puderam manusear todo o material produzidos por eles próprios em suas  respectivas salas de aula, observando, aprendendo e ensinando as regras de cada jogo.


A orientadora do PNAIC no município de Cabixi, professora Vera Lúcia Solidera agradece e parabeniza todos os professores envolvidos nessa ação, bem como todos os professores parceiros juntamente com secretários de educação municipal e estadual, gestores escolares e CRE/Vilhena pelo apoio participativo deste tão importante e significativo programa de formação continuada.
 

Boliche com garrafa pet













                            







A E.E.E.F.M. José de Anchieta, através de seus gestores, agradece e parabeniza de forma especial as professoras alfabetizadoras Girlene, Jordelina, Karina e Kerlen pelo afinco e dedicação com que tem participado do PNAIC pelo segundo ano consecutivo desempenhando com criatividade participativa novas formas de aprendizado. Agradece também a todos os profissionais que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso do PNAIC.






























ALUNOS DAS SERIES INICIAIS PARTICIPAM DAS FESTIVIDADES DO ANIVERSÁRIO DE CABIXI





Alunos da segunda série do ensino fundamental da E.E.E.F.M. José de Anchieta, coordenados pela  professora Karina, fizeram brilhante apresentação na Noite Gospel, no dia 4 de julho de 2014, na praça municipal de Cabixi, evento comemorativo aos 26 anos de emancipação político-administrativa de Cabixi.

Duas coreografias foram apresentadas pelos alunos, encantando a plateia, emocionando e enchendo de orgulho os pais que se fizeram presentes no evento. Na ocasião, a aluna Stefani foi contemplada com um tablet, sorteado pela comissão organizadora do evento.

Parabéns à professora Karina pela belíssima apresentação.





Adicionar legenda














 

















 FESTA JUNINA NAS SÉRIES INICIAIS




Após um excelente trabalho de pesquisa acerca da origem das festas juninas, pratos típicos,  brincadeiras, danças e musicas, os professores do ensino fundamental, séries iniciais, da E.E.E.F.M. José de Anchieta, Jordelina, Valdinéia, Karina, Kerlen, Zenilda, Cleomar e Claudia, organizaram animadíssima Festa Junina nas dependências da escola, no dia 27 de junho de 2014. As festividades foram marcadas por Desfile mirim, coreografia e quadrilha, além de brincadeiras como pescaria, argola, boliche e tiro ao alvo.
As festividades contaram com a colaboração participativa dos pais que ver, acompanhar e prestigiar seus filhos e ainda levaram deliciosos pratos típicos juninos que degustaram juntamente com seus filhos, professores e demais colaboradores presentes no evento.
Os professores agradecem a participação e colaboração da estagiária, alunos, pais de alunos e todos os funcionários pela colaboração na realização do evento.

Jogo de argolas.

Jogo de tiro ao alvo.

Pescaria.

Pescaria

Coreografia com professora Karina.

Coreaografia com professora Karina.

Coreaografia com professora Karina.

Quadrilha.

Quadrilha

Quadrilha.

Quadrilha.

Quadrilha.

Quadrilha.

Quadrilha.

Quadrilha

Quadrilha.

Alunos da coreagrafia
com a professora Karina.

Mesa com pratos típicos.

Pratos típicos preparados
pelos pais de alunos e professores

Hora da merenda.

Alunos, pais e professores.

Jordelina, Valdinéia, Kerlen, Karina e Zenilda.

Jordelina, Kerlen, Claudinha, Zenilda e Karina.






MOMENTO COMEMORATIVO




Em uma parceria entre LIE - Laboratório de Informática Educacional e professora das séries iniciais do ensino fundamental, aconteceu, dia 16 de abril, um momento de confraternização em comemoração à Páscoa.
As professoras levaram os alunos para pesquisar origens e comemorações de Semana Santa e Páscoa. Ensaiaram música gospel com coreografia.
A pastora Marinice Hifran apresentou teatro de fantoches que encantou e alegrou as crianças.
Para culminar esse momento de confraternização, interação e aprendizado, foram distribuídos chocolates.
Parabéns às professoras das séries iniciais do ensino fundamental e coordenação do LIE pelo brilhante trabalho.

Oreana, professoras e alunos.

Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda







PNAIC

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Essa formação acontece em duas etapas, uma em Linguagem e outra em Matemática.
Em Cabixi, neste ano de 2013 aconteceu a primeira etapa do PNAIC (linguagem) que teve seu encerramento com um belíssimo sarau que aconteceu nas dependência da Escola Municipal Pré Escolar e Ensino Fundamental Chico Soldado, dia 29 de novembro. O Sarau de Diversidades de Gêneros Textuais mostrou os trabalhos desenvolvidos durante a primeira etapa da formação dos professores das séries inicias do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental.
Parabéns professores que participam do PNAI, Parabéns especialmente as professoras da E.E.E.F.M. José de Anchieta Jordelina, Girlene e Karina pelo empenho e dedicação!

 

 

Alunos, professores e comunidade prestigiando.

Professora Vera Lucia Solidera fez a apresentação do evento.

Participação dos pais de alunos.

Diretores e prefeito prestigiando o evento.

Alunos da E.E.E.F.M. José de Anchieta

1º e 2º anos

Professoras Jordelina e Girlene.

Apresentando cantigas de roda

Alunos do 3º ano.

E.E.E.F.M. José de Anchieta.


Professora Karina

Apresentação dos professores cursistas.

A Fábula "A formiguinha e a Neve".

 

 

PROJETO CRIANÇA EM AÇÃO

PIQUENIQUE NA PRAÇA




Com o objetivo de promover o desenvolvimento e a aprendizagem de formas lúdicas, prazerosas e significativas, as professoras das séries iniciais do ensino fundamental primeiro ao terceiro ano realizaram piquenique na praça, com as crianças, aproveitando também para comemorar seu dia de forma diferente. Durante duas semanas o tema piquenique foi trabalhado em sala de aula explorando diversos aspectos tais como gêneros textuais, produção de textos, interpretação de textos de diferentes gêneros, estipulação de normas e regras para jogos, brincadeiras e interatividade dos alunos. Pais e responsáveis colaboraram com o evento preparando deliciosos lanches e as crianças tiveram momentos de diversão, socialização e lazer brincando e ao mesmo tempo resgatando brincadeiras e folguedos. Parabéns às professoras pela criatividade, iniciativa e competência!

1° ANO - PROFESSORA JORDELINA

Revendo

Saida da escola.

Rumando à praça municipal.

Socializando o lanche.

Montando fazendinha.

Brincando de carrinho.

Pulando corda.

Cabo de guerra


Pega-pega ajuda.



Boca de Forno.







  


 
Recolhendo os brinquedos
Retornando à escola



 2° ANO - PROFESSORA GIRLENE


Pula corda.

Ovo choco

socialização da merenda.

Combinando a mágica.

Realizando a mágica.

Jogando bola.

Jogando bola.

Cantando

Brincando.











Brincadeira com bonecas.

Muita diversão.

Fruta faz bem à saúde!!


3° ANO - PROFESSORA KARINA


Professor Marcos animando a galerinha.

Os pequenos cantando e fazendo coreografia.

Brincadeiras diversas.

A bola não podia faltar!

Uma oração agradecendo a merenda.

Socializando a merenda.

Professora Soninha presente.

Contagiando com sua alegria.

Brincando de boneca.

Professora também brinca!!

A turminha reunida.

Brincando com bola.



 

DIA DA CRIANÇA


O dia da criança foi instituído na década de  1920, por projeto do então deputado federal Galdino do Vale Filho, após aprovado pela câmara dos deputados, a data oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924, foi 12 de outubro
A organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de Novembro, data em que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças. 
A E.E.E.F.M. José de Anchieta comemorou o dia das crianças na quinta-feira, dia 10 de outubro de 2013 com um delicioso bolo oferecido pela equipe gestora e professoras das séries inicias do ensino fundamental da escola. 

Bolo oferecido para as crianças.

Professoras
 Kerlen, Valdinéia, Jordelina, Karina e Girlrmr.

Professora Jordelina falando da importância da
data em comemoração

Cantando parabéns às crianças.

Professoras servindo os alunos.

Professoras
 Soninha e Jordelina cortando o bolo.

O bolo sendo servido.

2 comentários:

  1. Obrigada Ingrid, por registrar e postar os nossos trabalhos, de forma delicada e profissional
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, professora Kerlen, estaremos acompanhando e divulgando seus trabalhos sempre pois este é o nosso objetivo. Pode contar sempre pois trabalhos excelentes devem realmente serem divulgados!

      Excluir