quarta-feira, 13 de abril de 2016

PROJETO APRIMORANDO A FORMAÇÃO


O projeto APRIMORANDO A FORÇA, está sendo desenvolvido junto aos professores da E.E.E.F.M. José de Anchieta. A participação dos professores tem sido maciça e muito participativa.




 





 
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
JOSÉ DE ANCHIETA




PROJETO APRIMORANDO A FORMAÇÃO

Esteves (1993: 66) aponta algumas características da formação continuada:
“Uma ruptura com o individualismo pedagógico, ou seja, em que o trabalho e a reflexão, em equipe, se tornam necessários, uma análise científica da prática permitindo desenvolver, com uma formação de nível elevado, um estatuto profissional, um profissionalismo aberto, isto é, em que o ato de ensino é precedido de uma pesquisa de informações e de um diálogo entre os parceiros interessados”.




                                                                                               



CABIXI/RO – 2016

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
JOSÉ DE ANCHIETA

PROJETO APRIMORANDO A FORMAÇÃO



GESTORES: FABIO ANTONIO DA GRAÇA
                      INES MALIK









COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: ALICE MARIA ANTES SANTOS
                                                       JOÃO CECHINEL
                                                            SELMA TAVARES DE OLIVEIRA
                                                       




ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA: MARCOS ANTONIO DE SOUZA
                                                   MARIA DA CONCEIÇÃO MARTINS
                                                   EUZENI ALVES MACIEL



1 - APRESENTAÇÃO
A EEEFM – José de Anchieta está localizado na Avenida Guarani, nº 4125, fone 3345 2510 na cidade de Cabixi-RO, limita se com os municípios de Colorado do Oeste, Cerejeiras, Vilhena, Pimenteiras e com o Estado do Mato Grosso e faz fronteira com a Bolívia. Possui aproximadamente 7.000 habitantes, destes 3.000 habitam na área urbana. Uma média de 50% dos alunos que estudam nesta escola depende de transporte escolar.
Neste ano de 2016 a escola conta com uma clientela de 593 alunos (as) do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, distribuídos em três turnos: matutino, vespertino e noturno. Para atender essa clientela contamos com: sete técnicos de secretaria, seis técnicos de limpeza, cinco técnicos de alimentação, dois profissional atendendo na sala de laboratório de informática, dois bibliotecários, vinte seis professores, três coordenadores de supervisão, três orientadores, dois profissional para sala de recursos, três inspetores de alunos, um professor de musica (violão), uma secretaria, um coordenador da Mais Educação, dois profissional no laboratório de química, três agentes de portaria, diretor e Vice-diretor.
A estrutura física está composta de uma sala para: supervisão, orientação, secretaria, direção, professores, biblioteca, laboratório de informática, atender alunos com necessidades especiais, equipada com mesas alfabéticas, dezesseis salas de aula, refeitório com cozinha, quadra coberta e um amplo espaço coberto para se proteger do sol e chuva.
 Trabalhamos com vários projetos coletivos: Festa Junina; Soletrando, Jornal Escolar, Festival de Música, Noite cultural, leitura, Violão na escola, também trabalha as dadas comemorativas conforme o calendário escolar e outros específicos por disciplina que envolve turmas de alunos sobre culturas regionais.








2 - JUSTIFICATIVA
A busca da qualidade de ensino na formação básica voltada para a construção da cidadania, para uma educação sedimentada no aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser para as novas necessidades do conhecimento, exige necessariamente, repensar a formação inicial de professores, assim como requer um cuidado especial com a formação continuada desse profissional com um olhar crítico e criativo. Essa preocupação é relevante tendo em vista o atual contexto de reformas educacionais, que visam dar respostas à complexa sociedade contemporânea.
Com base nas iniciativas do poder público de garantir uma política de formação continuada para docentes que atuam na educação básica, cujo objetivo principal da escola é educar e preparar o discente para o exercício da cidadania de qualidade, com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento integral do educando, cabendo essa tarefa complexa aos educadores, na busca de novas atitudes, habilidades e conhecimentos para transformar os paradigmas do novo milênio.
Diante da situação sentimos a necessidade de investirmos na formação continuada dos professores, proporcionando estímulo à postura critico reflexiva em relação aos seus conhecimentos teóricos metodológicos buscando soluções para necessidades específicas em suas práticas do cotidiano.
A escola adota o desenvolvimento de varias ações coletiva que envolve as diversas áreas do conhecimento, com os seguintes Projetos: Plano Intervenção Pedagógica, Soletrando, Festa Junina, Projeto Excelência, Feira Cultural e outros. Também os específicos por turmas, componentes curriculares e por área de conhecimento, que são definidos a partir das necessidades apresentadas através de diagnóstico realizado pelos professores. Este trabalho possibilita ao professor desenvolver práticas diferenciadas, podendo assim, desenvolver atividades interdisciplinares sala/extraclasse que envolve vários conteúdos dando ênfase à coletividade, a opinião e interesse dos alunos deste a escolha do tema a conclusão do mesmo.
            Quando o ensino é mediado por projetos proporciona ao discente autonomia durante a pesquisa, passando a ser o autor de todo processo. E o professor é o mediador, o que direciona as etapas da pesquisa objetivando maior capacidade dos estudantes humanizarem-se como cidadãos inteligentes, criativos, reflexivos, críticos e responsáveis, no coletivo, por melhores qualidades culturais, com ética e respeito pela diversidade.
            Portanto a presente proposta de trabalho baseia-se na oferta da formação continuada, cujas necessidades consistem no pressuposto de que os professores buscam uma construção atualizada e autônoma do conhecimento através de estudos e pesquisa nas diversas áreas do conhecimento.

3  - OBJETIVO GERAL

v  Garantir oportunidades para o diálogo, a troca de experiências e o aprofundamento da teoria, favorecendo a consolidação dos conhecimentos e integração do grupo.
v  Estimular os docentes a realizarem práticas pedagógico-didáticas que propiciem uma visão de escola desenvolvendo a autonomia dos sujeitos, seu senso crítico, suas responsabilidades de atores sociais, sua capacidade de elaborar e defender um determinado ponto de vista com respeito á individualidade sem perder a coletividade.
3.1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø  Elaborar projetos coletivos e específicos para intervenções e melhora no desempenho da aprendizagem dos alunos por área de conhecimento, definidos a partir das necessidades apresentadas e diagnóstico realizado pelos professores;
Ø  Proporcionar estudo das leis, portarias e resoluções vigentes, regimento escolar, referenciais curriculares e outros documentos que regem a educação;
Ø  Assegurar a formação continuada dos profissionais da educação desta entidade de ensino através das práticas compartilhadas;
Ø  Discutir e desenvolver práticas pedagógicas eficazes que permitam o trabalho didático com os estudantes;
Ø  Conhecer a função da avaliação diagnóstica e de controle da verificação do rendimento;
Ø  Promover a troca de experiências, atividades e conhecimentos entre todos os participantes;
Ø  Conhecer as dificuldades de aprendizagem e sua influência no ensino e aprendizagem;
Ø  Repensar a avaliação como um processo de construção do conhecimento aproximando a teoria com a prática, rompendo com a idéia de punição;
Ø  Utilizar de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem;
Ø  Criar estratégias de intervenção nas diferentes áreas do conhecimento para solucionar os problemas apresentados;
Ø  Buscar na formação continuada estratégias de desenvolvimento didático metodológico para as atividades pedagógicas.



4 - ESTRATÉGIAS
O projeto se desenvolverá ao longo do ano de 2016, num total de 160 horas, com os profissionais de educação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Anchieta. Far-se-á uso de dinâmicas e técnicas que enfoque os assuntos sugeridos pelos profissionais. Far-se-á uso de diálogo, propiciando a comunicação dos participantes. O enfoque se dará na reflexão da prática pedagógica e possíveis mudanças nas ações na sala de aula e setores.
Para elaboração dos planejamentos anuais serão oferecidos momentos de estudos dos referenciais curriculares, discussão sobre as metas para 2016, assim como construção do calendário escolar e os projetos que serão desenvolvidos durante o ano letivo. A reflexão sobre as práticas pedagógicas que vem sendo desenvolvidas e seus resultados serão feitas através da leitura de textos das revistas “ESCOLA” pesquisas na internet, com troca de experiências e elaboração de estratégias de intervenção nas diferentes áreas do conhecimento, para solucionar os problemas detectados. 
Na elaboração de projetos coletivos e específicos de intervenção e melhoria no desempenho da aprendizagem dos alunos por área de conhecimento serão construídas as justificativas, objetivos, ações, as estratégias e a avaliação dos seguintes projetos: projetos coletivos: PIPE - Projeto de Intervenção Pedagógico Escolar, que tem como objetivo principal intervir junto aos alunos com dificuldades de aprendizagem construindo atividades atraentes e motivadoras, com ações elaboradas que ajudam a minimizar as dificuldades; Dia das mães seu objetivo é mostrar a importância de sua função de mãe junto a escola, Festa Junina tem como objetivo desenvolver ações coletivas e folclóricas, Soletrando Sensibilizar os alunos para a importância da escrita ortográfica correta, objetivando a formação de cidadãos capazes de comunicar-se de maneira efetiva em todos os setores da sociedade, Projeto Salto tem a finalidade de correção fluxo idade, Miss e Mister Estudantil tem a finalidade de promover ações que valorizem o protagonismo infantil e juvenil , Dia dos Pais tem como objetivo valorizar e conhecer a figura paterna  e seus familiares, sem perder o foco propiciando atividades que irão trazer aprendizagens significativas e também prazer e alegria no dia a dia dos alunos, 7 de Setembro com o objetivo de comemorar a independência do Brasil, reconhecendo a importância do patriotismo e formação artística e cultural do povo brasileiro e também refletir sobre as mudanças ocorridas neste período aos dias atuais que afetam ou não o aluno, a escola e a comunidade, Olimpíadas de Matemática e de Língua Portuguesa tem a finalidade de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país e desenvolver o ensino de matemática na escola, Jogos Olímpicos  tem a finalidade de mostrar aos alunos  promoção da paz e a amizade entre os povos, Dia da Bandeira promover um momento cívico, Consciência Negra  levar os alunos a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social, Dia do Estudante  tem por objetivo chamar a atenção das crianças e dos professores para a importância de ser estudante e de se valorizar este dia no qual lembramos a profissão de estudar e de tecer um futuro melhor, Festival de Música  tem como objetivo incentivar a “boa música”, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos, valorizar os artistas, os compositores, arranjadores e intérpretes dos estudantes da escola e Feira Cultural de resgatar valores, proporcionar a troca de experiências entre diferentes gerações e facilitar o diálogo e a compreensão dos alunos e o Projeto Excelência visa desenvolver a capacidade de aprender, adquirindo conhecimento e habilidades através da pesquisa, leitura e resolução de situações problema, contribuindo assim para sua aprendizagem Os projetos específicos de cada componente curricular têm como objetivo melhorar o desempenho da aprendizagem e o conhecimento dos alunos, definidos a partir das necessidades apresentadas através de diagnóstico realizado pelos professores.
Serão feitas leitura e reflexão, para conhecimento de todos os professores, das portarias, leis e resoluções vigentes, regimento escolar, referenciais curriculares e outros documentos que regem a escola. Serão estudadas as portarias: Portaria nº 0006/10-GAB/SEDUC que estabelece diretrizes para operacionalização dos conselhos de classe; Portaria nº 0007/10-GAB/SEDUC que trata do conselho de professores; Portaria nº 4563/15-GAB/SEDUC estabelece normas para regulamentar e orientar ações pedagógicas no âmbito das escolas públicas estaduais, e os demais documentos servindo como suporte, Resolução nº 108/2003-CEE/RO regulamenta a disciplina de Ensino Religioso; Portaria nº 0130/10 GAB/SEDUC estabelece diretrizes operacionais para a implantação da Língua Espanhola no Ensino Médio; Portaria º 0704/2011 GAB/SEDUC normatiza o componente curricular de Educação Física; Portaria nº 0632/2008 GAB/SEDUC regulamenta o uso de sanções aos alunos das escolas públicas estaduais do Ensino Fundamental e Médio; Lei Complementar 680/12, Portaria nº2. 631/14 GAB/SEDUC estabelece o calendário escolar oficial para o ano letivo de 2015, Portaria Nº. 2.630/14 Valida e Convalida Estudos e Leitura de documentos recebidos da CRE/Vilhena e SEDUC, do Regimento da escola, do Plano Nacional de Educação.
Desenvolver varia ações como: preparar e corrigir instrumentos de avaliação do 1º semestre, reflexão dos resultados das avaliações internas e externas, momento de sugestões e de partilhas para suporte da elaboração de planos de aula, realizar pesquisas em diferentes referências como: revistas, jornais, filmes, internet etc., construção de jogos e materiais didáticos conforme as ações do PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, entre outros.
Promover reuniões pedagógicas com os professores dos alunos que apresentarem maiores dificuldades de aprendizagem para discussão do replanejamento de atividades que visam à aprendizagem, avaliando seu rendimento, detectando as eventuais falhas e promover Plano de Intervenção Pedagógica.





5 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E PROFESSORES DO PROJETO SALTO
MESES
HORÁRIO
AÇÕES
Fevereiro
16 horas
Elaboração do PIPE (Plano de Intervenção, Pedagógica), Reelaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico), Ajuste no Calendário Escolar, Portaria Nº 522/14-GAB/SEDUC e Construção dos Planejamentos Anuais de acordo com os Referenciais Curriculares.
Março
16 horas
Elaboração de projetos coletivos e específicos para a intervenção e melhoria no desempenho da aprendizagem dos alunos por área de conhecimento, definidos a partir das necessidades apresentadas através de diagnóstico realizado pelos professores e elaboração instrumental de avaliação para verificar o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
Abril
16 horas
Promover reuniões pedagógicas com os professores dos alunos que apresentarem maiores dificuldades de aprendizagem para discussão do planejamento de ensino, avaliando seu rendimento, detectando as eventuais falhas e promover Intervenção Pedagógica.
MAIO
20 horas
Elaboração do PIPE
JUNHO


16horas


Refletir sobre as práticas pedagógicas que vem sendo desenvolvidas e seus resultados serão feitas através da leitura de textos das revistas “ESCOLA” com troca de experiências e elaboração de estratégias de intervenção nas diferentes áreas do conhecimento, para solucionar os problemas detectados.

Julho
4 horas
Desenvolver varia ações como: preparar e corrigir instrumentos de avaliação do 1º semestre, elaboração de planos de aula, realizar pesquisas em diferentes referências como: revistas, jornais, filmes, internet etc., construção de jogos e materiais didáticos conforme as ações do PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, entre outros.

AGOSTO

20 horas
 Repensar a avaliação como um processo de construção do conhecimento aproximando a teoria com a prática, rompendo com a idéia de punição;

SETEMBRO

20 horas
Realizar estudo das portarias, resoluções vigentes, regimento escolar e outros documentos que regem a escola.
OUTUBRO
16 horas
Realização de oficinas de elaboração de materiais e jogos lúdicos;
NOVEMBRO
16 horas


Promover reuniões pedagógicas com os professores dos alunos que apresentarem maiores dificuldades de aprendizagem para discussão do planejamento de ensino, avaliando seu rendimento, detectando as eventuais falhas e promover Intervenção Pedagógica.
Totalizando 160 horas de formação continuada.

















6- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO HORÁRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ( 6º ao 9º ano) e Ensino Médio

Nº
PROFESSORES
HORARIO DO ESTUDO
PERIODO
01
Áudrea A. Rubin Leite


SEGUNDA-FEIRA

DAS 19h00min ÀS 10h30min




NOTURNO
02
Cleomar B. Mackowiak
03
Dilma Farias de Araújo
04
Erli Alves de Oliveira
05
Josiney Cardoso Lanes
06
Lucineide P. da Silva
07
Maria Sonia F. Lopes
08
Marinalda de Oliveira Gritti
09
Marli Vieira Lopes
10
Rita Maísa de L. Santos
11
Selma T. de Oliveira
12
Silvana A. A. S. Cardoso




Nº
PROFESSORES
HORARIO DO ESTUDO
PERIODO
01
Anaides Alves da Costa


TERÇA-FEIRA
DAS 07h00min ÀS 11h00min



MATUTINO
02
Elci Ramos
03
Elys Marina Cechinel
04
Fabio A. de Oliveira Souza
05
Heleniane Marchecini Saiki
06
Inês Malik
07
José Neudes Barros
08
Paula A. do Nascimento Ramos
Nº
PROFESSORES
HORARIO DO ESTUDO
PERIODO
01
Gledson R. Taveira


QUINTA-FEIRA
DAS 13h00min ÀS 17h00min




VESPERTINO
02
Ilda Alves da Silva
03
Leandro Vieira Amaral
04
Raimundo Antonio da Silva
05
Vera Lúcia da Silva
06
Kerlen P.O. Souza
07
Oreana Odete Laichter




7- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO HORÁRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I ( 1º


9 - RECURSOS
Sala de professores, computador, impressora, papel sulfite, tinta para impressora, caneta, lápis, borracha, grampeador, pasta catálogo, grampos, pasta elástico, capa plástica e espiral, TV, vídeo, revistas, livros didáticos, Leis-Complementares e portarias.
10 - AVALIAÇÃO  
A avaliação será de forma continua e será supervisionada pela equipe técnica pedagógica.
A avaliação tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica, auxiliar o professor no repensar continuo sobre sua prática, serão instrumento de avaliação o produto final de cada ação, como: registro fotográfico no blog da escola, ficha de avaliação dos encontros e vídeos demonstrando a troca de experiência entre os participantes.










REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
v  REFERENCIAIS CURRICULARES DE RONDÔNIA, 2013.
v  BRASIL. Legislação Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
v   Secretaria de Educação do Estado de Rondônia/SEDUC.  Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental. Porto Velho, 2013.
v  Dilmas, Ângelo. Planejamento na escola: Elaboração, acompanhamento e avaliação- Petrópolis: Vozes, 1994.
v   Secretaria de Educação do Estado de Rondônia/SEDUC. Parâmetros Curriculares Ensino Médio. Porto Velho, 2013.
v  Manegolla, Maximiliano, Sant'Anna, Ilza Martins. POR QUE PLANEJAR? Como planejar? currículo-área-aula. 16.ed. Petrópolis : Vozes, 2008.
v  INTERNET:
·         projetosdetrabalho.blogspot.com/.
·         emefprofidelcyspereira.blogspot.com/p/projeto-formacao-continuada.html
·         portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/formcont_ufpe_matem.pdf

v  REVISTA NOVA ESCOLA, Editora Abril, abril/2010, setembro/2010, outubro/2012 e março/2014.













Nenhum comentário:

Postar um comentário