O projeto APRIMORANDO A FORÇA, está sendo desenvolvido junto
aos professores da E.E.E.F.M. José de Anchieta. A participação dos professores
tem sido maciça e muito participativa.
GOVERNO
DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
JOSÉ
DE ANCHIETA
PROJETO
APRIMORANDO A FORMAÇÃO
Esteves (1993:
66) aponta algumas características da formação continuada:
“Uma ruptura com o individualismo
pedagógico, ou seja, em que o trabalho e a reflexão, em equipe, se tornam
necessários, uma análise científica da prática permitindo desenvolver, com uma
formação de nível elevado, um estatuto profissional, um profissionalismo
aberto, isto é, em que o ato de ensino é precedido de uma pesquisa de
informações e de um diálogo entre os parceiros interessados”.
CABIXI/RO
– 2016
ESCOLA
ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
JOSÉ
DE ANCHIETA
PROJETO
APRIMORANDO A FORMAÇÃO
GESTORES:
FABIO ANTONIO DA GRAÇA
INES MALIK
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA: ALICE MARIA ANTES SANTOS
JOÃO CECHINEL
SELMA
TAVARES DE OLIVEIRA
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA: MARCOS ANTONIO DE SOUZA
MARIA DA CONCEIÇÃO MARTINS
EUZENI ALVES MACIEL
1
- APRESENTAÇÃO
A EEEFM – José de Anchieta está localizado na
Avenida Guarani, nº 4125, fone 3345 2510 na cidade de Cabixi-RO, limita se com
os municípios de Colorado do Oeste, Cerejeiras, Vilhena, Pimenteiras e com o
Estado do Mato Grosso e faz fronteira com a Bolívia. Possui aproximadamente
7.000 habitantes, destes 3.000 habitam na área urbana. Uma média de 50% dos
alunos que estudam nesta escola depende de transporte escolar.
Neste ano de
2016 a escola conta com uma clientela de 593 alunos (as) do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do
1º ao 3º ano do Ensino Médio, distribuídos em três turnos: matutino, vespertino
e noturno. Para atender essa clientela contamos com: sete técnicos de
secretaria, seis técnicos de limpeza, cinco técnicos de alimentação, dois
profissional atendendo na sala de laboratório de informática, dois
bibliotecários, vinte seis professores, três coordenadores de supervisão, três
orientadores, dois profissional para sala de recursos, três inspetores de
alunos, um professor de musica (violão), uma secretaria, um coordenador da Mais
Educação, dois profissional no laboratório de química, três agentes de portaria,
diretor e Vice-diretor.
A estrutura física está composta de uma sala
para: supervisão, orientação, secretaria, direção, professores, biblioteca,
laboratório de informática, atender alunos com necessidades especiais, equipada
com mesas alfabéticas, dezesseis salas de aula, refeitório com cozinha, quadra
coberta e um amplo espaço coberto para se proteger do sol e chuva.
Trabalhamos com vários projetos coletivos: Festa Junina; Soletrando, Jornal Escolar,
Festival de Música, Noite cultural, leitura, Violão na escola,
também trabalha as dadas comemorativas conforme o calendário escolar e outros
específicos por disciplina que envolve turmas de alunos sobre culturas
regionais.
2 - JUSTIFICATIVA
A busca
da qualidade de ensino na formação básica voltada para a construção da
cidadania, para uma educação sedimentada no aprender a conhecer, aprender a
fazer, aprender a conviver e aprender a ser para as novas necessidades do
conhecimento, exige necessariamente, repensar a formação inicial de professores,
assim como requer um cuidado especial com a formação continuada desse
profissional com um olhar crítico e criativo. Essa preocupação é relevante
tendo em vista o atual contexto de reformas educacionais, que visam dar
respostas à complexa sociedade contemporânea.
Com
base nas iniciativas do poder público de garantir uma política de formação
continuada para docentes que atuam na educação básica, cujo objetivo principal
da escola é educar e preparar o discente para o exercício da cidadania de
qualidade, com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento integral do
educando, cabendo essa tarefa complexa aos educadores, na busca de novas
atitudes, habilidades e conhecimentos para transformar os paradigmas do novo
milênio.
Diante da situação sentimos a necessidade de
investirmos na formação continuada dos professores, proporcionando estímulo à
postura critico reflexiva em relação aos seus conhecimentos teóricos
metodológicos buscando soluções para necessidades específicas em suas práticas
do cotidiano.
A escola adota o desenvolvimento de varias
ações coletiva que envolve as diversas áreas do conhecimento, com os seguintes
Projetos: Plano Intervenção Pedagógica, Soletrando, Festa Junina, Projeto Excelência,
Feira Cultural e outros. Também os específicos por turmas, componentes
curriculares e por área de conhecimento, que são definidos a partir das
necessidades apresentadas através de diagnóstico realizado pelos professores.
Este trabalho possibilita ao professor desenvolver práticas diferenciadas,
podendo assim, desenvolver atividades interdisciplinares sala/extraclasse que
envolve vários conteúdos dando ênfase à coletividade, a opinião e interesse dos
alunos deste a escolha do tema a conclusão do mesmo.
Quando o ensino é mediado por projetos
proporciona ao discente autonomia durante a pesquisa, passando a ser o autor de
todo processo. E o professor é o mediador, o que direciona as etapas da
pesquisa objetivando maior capacidade dos estudantes humanizarem-se como
cidadãos inteligentes, criativos, reflexivos, críticos e responsáveis, no
coletivo, por melhores qualidades culturais, com ética e respeito pela
diversidade.
Portanto a presente proposta de
trabalho baseia-se na oferta da formação continuada, cujas necessidades
consistem no pressuposto de que os professores buscam uma construção atualizada
e autônoma do conhecimento através de estudos e pesquisa nas diversas áreas do
conhecimento.
3 - OBJETIVO GERAL
v Garantir oportunidades para o
diálogo, a troca de experiências e o aprofundamento da teoria, favorecendo a
consolidação dos conhecimentos e integração do grupo.
v Estimular os docentes a realizarem práticas
pedagógico-didáticas que propiciem uma visão de escola desenvolvendo a
autonomia dos sujeitos, seu senso crítico, suas responsabilidades de atores
sociais, sua capacidade de elaborar e defender um determinado ponto de vista
com respeito á individualidade sem perder a coletividade.
3.1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Elaborar projetos coletivos e específicos
para intervenções e melhora no desempenho da aprendizagem dos alunos por área
de conhecimento, definidos a partir das necessidades apresentadas e diagnóstico
realizado pelos professores;
Ø Proporcionar
estudo das leis, portarias e resoluções vigentes, regimento escolar, referenciais
curriculares e outros documentos que regem a educação;
Ø Assegurar
a formação continuada dos profissionais da educação desta entidade de ensino
através das práticas compartilhadas;
Ø Discutir
e desenvolver práticas pedagógicas eficazes que permitam o trabalho didático
com os estudantes;
Ø Conhecer a função da avaliação
diagnóstica e de controle da verificação do rendimento;
Ø Promover a troca de experiências,
atividades e conhecimentos entre todos os participantes;
Ø Conhecer as dificuldades de aprendizagem
e sua influência no ensino e aprendizagem;
Ø Repensar
a avaliação como um processo de construção do conhecimento aproximando a teoria
com a prática, rompendo com a idéia de punição;
Ø Utilizar
de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliam no processo de
ensino-aprendizagem;
Ø Criar
estratégias de intervenção nas diferentes áreas do conhecimento para solucionar
os problemas apresentados;
Ø Buscar
na formação continuada estratégias de desenvolvimento didático metodológico
para as atividades pedagógicas.
4 - ESTRATÉGIAS
O projeto se desenvolverá ao longo do ano de 2016, num
total de 160 horas, com os profissionais de educação da Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio José de Anchieta. Far-se-á uso de dinâmicas e
técnicas que enfoque os assuntos sugeridos pelos profissionais. Far-se-á uso de
diálogo, propiciando a comunicação dos participantes. O enfoque se dará na
reflexão da prática pedagógica e possíveis mudanças nas ações na sala de aula e
setores.
Para elaboração dos planejamentos anuais serão
oferecidos momentos de estudos dos referenciais curriculares, discussão sobre
as metas para 2016, assim como construção do calendário escolar e os projetos
que serão desenvolvidos durante o ano letivo. A reflexão sobre as práticas
pedagógicas que vem sendo desenvolvidas e seus resultados serão feitas através
da leitura de textos das revistas “ESCOLA” pesquisas na internet, com troca de
experiências e elaboração de estratégias de intervenção nas diferentes áreas do
conhecimento, para solucionar os problemas detectados.
Na elaboração de projetos coletivos e específicos de intervenção e
melhoria no desempenho da aprendizagem dos alunos por área de conhecimento
serão construídas as justificativas, objetivos, ações, as estratégias e a
avaliação dos seguintes projetos: projetos
coletivos: PIPE - Projeto de Intervenção Pedagógico Escolar, que tem como objetivo
principal intervir junto aos alunos com dificuldades de aprendizagem
construindo atividades atraentes e motivadoras, com ações elaboradas que ajudam
a minimizar as dificuldades; Dia das
mães seu objetivo é mostrar a importância de sua função de mãe junto a
escola, Festa Junina tem como
objetivo desenvolver ações coletivas e folclóricas, Soletrando Sensibilizar
os alunos para a importância da escrita ortográfica correta, objetivando a
formação de cidadãos capazes de comunicar-se de maneira efetiva em todos os
setores da sociedade, Projeto Salto tem a finalidade de correção
fluxo idade, Miss e Mister Estudantil tem a finalidade de
promover ações que valorizem o protagonismo infantil e juvenil , Dia dos Pais tem como objetivo valorizar e conhecer a figura
paterna e seus familiares, sem perder o
foco propiciando atividades que irão trazer aprendizagens significativas e
também prazer e alegria no dia a dia dos alunos, 7 de Setembro com o objetivo de
comemorar a independência do Brasil, reconhecendo a importância do patriotismo
e formação artística e cultural do povo brasileiro e também refletir sobre as
mudanças ocorridas neste período aos dias atuais que afetam ou não o aluno, a
escola e a comunidade, Olimpíadas de
Matemática e de Língua Portuguesa tem a finalidade de contribuir para a
melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país e desenvolver o ensino de matemática na escola, Jogos
Olímpicos tem a finalidade de
mostrar aos alunos promoção da paz e a
amizade entre os povos, Dia da Bandeira
promover um momento cívico, Consciência
Negra
levar os alunos a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural para compreenderem
que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes,
história e organização social, Dia do Estudante tem por objetivo chamar a atenção das crianças e
dos professores para a importância de ser estudante e de se valorizar este dia
no qual lembramos a profissão de estudar e de tecer um futuro melhor, Festival de Música tem como objetivo incentivar a “boa música”,
aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos, valorizar os
artistas, os compositores, arranjadores e intérpretes dos estudantes da escola
e Feira Cultural
de
resgatar valores, proporcionar a troca de experiências entre diferentes
gerações e facilitar o diálogo e a compreensão dos alunos e o Projeto Excelência visa desenvolver a
capacidade de aprender, adquirindo conhecimento e habilidades através da
pesquisa, leitura e resolução de situações problema, contribuindo assim para
sua aprendizagem Os projetos específicos de cada componente curricular
têm como objetivo melhorar o desempenho
da aprendizagem e o conhecimento dos alunos, definidos a partir das
necessidades apresentadas através de diagnóstico realizado pelos professores.
Serão
feitas leitura e reflexão, para conhecimento de todos os professores, das
portarias, leis e resoluções vigentes, regimento escolar, referenciais
curriculares e outros documentos que regem a escola. Serão estudadas as
portarias: Portaria nº 0006/10-GAB/SEDUC que estabelece diretrizes para
operacionalização dos conselhos de classe; Portaria nº 0007/10-GAB/SEDUC que
trata do conselho de professores; Portaria nº 4563/15-GAB/SEDUC estabelece
normas para regulamentar e orientar ações pedagógicas no âmbito das escolas
públicas estaduais, e os demais documentos servindo como suporte, Resolução nº
108/2003-CEE/RO regulamenta a disciplina de Ensino Religioso; Portaria nº
0130/10 GAB/SEDUC estabelece diretrizes operacionais para a implantação da
Língua Espanhola no Ensino Médio; Portaria º 0704/2011 GAB/SEDUC normatiza o
componente curricular de Educação Física; Portaria nº 0632/2008 GAB/SEDUC
regulamenta o uso de sanções aos alunos das escolas públicas estaduais do
Ensino Fundamental e Médio; Lei Complementar 680/12, Portaria nº2. 631/14
GAB/SEDUC estabelece o calendário escolar oficial para o ano letivo de 2015,
Portaria Nº. 2.630/14 Valida e Convalida Estudos e Leitura de documentos
recebidos da CRE/Vilhena e SEDUC, do Regimento da escola, do Plano Nacional de
Educação.
Desenvolver
varia ações como: preparar e corrigir instrumentos de avaliação do 1º semestre,
reflexão dos resultados das avaliações internas e externas, momento de
sugestões e de partilhas para suporte da elaboração de planos de aula, realizar
pesquisas em diferentes referências como: revistas, jornais, filmes, internet
etc., construção de jogos e materiais didáticos conforme as ações do PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO, entre outros.
Promover
reuniões pedagógicas com os professores dos alunos que apresentarem maiores
dificuldades de aprendizagem para discussão do replanejamento de atividades que
visam à aprendizagem, avaliando seu rendimento, detectando as eventuais falhas
e promover Plano de Intervenção Pedagógica.
5 - CRONOGRAMA
DE EXECUÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E
MÉDIO E PROFESSORES DO PROJETO SALTO
MESES
|
HORÁRIO
|
AÇÕES
|
Fevereiro
|
16
horas
|
Elaboração do PIPE (Plano de Intervenção, Pedagógica), Reelaboração
do PPP (Projeto Político Pedagógico), Ajuste no Calendário Escolar, Portaria
Nº 522/14-GAB/SEDUC e Construção dos Planejamentos Anuais de acordo com os
Referenciais Curriculares.
|
Março
|
16
horas
|
Elaboração de projetos coletivos e específicos para a intervenção
e melhoria no desempenho da aprendizagem dos alunos por área de conhecimento,
definidos a partir das necessidades apresentadas através de diagnóstico
realizado pelos professores e elaboração instrumental de avaliação para
verificar o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
|
Abril
|
16
horas
|
Promover reuniões
pedagógicas com os professores dos alunos que apresentarem maiores
dificuldades de aprendizagem para discussão do planejamento de ensino,
avaliando seu rendimento, detectando as eventuais falhas e promover
Intervenção Pedagógica.
|
MAIO
|
20
horas
|
Elaboração do PIPE
|
JUNHO
|
16horas
|
Refletir sobre as práticas pedagógicas que vem sendo desenvolvidas e
seus resultados serão feitas através da leitura de textos das revistas
“ESCOLA” com troca de experiências e elaboração de estratégias de intervenção
nas diferentes áreas do conhecimento, para solucionar os problemas
detectados.
|
Julho
|
4
horas
|
Desenvolver
varia ações como: preparar e corrigir instrumentos de avaliação do 1º
semestre, elaboração de planos de aula, realizar pesquisas em diferentes
referências como: revistas, jornais, filmes, internet etc., construção de
jogos e materiais didáticos conforme as ações do PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO,
entre outros.
|
AGOSTO
|
20
horas
|
Repensar a avaliação como um processo de
construção do conhecimento aproximando a teoria com a prática, rompendo com a
idéia de punição;
|
SETEMBRO
|
20
horas
|
Realizar estudo das
portarias, resoluções vigentes, regimento escolar e outros documentos que
regem a escola.
|
OUTUBRO
|
16
horas
|
Realização de
oficinas de elaboração de materiais e jogos lúdicos;
|
NOVEMBRO
|
16 horas
|
Promover
reuniões pedagógicas com os professores dos alunos que apresentarem maiores
dificuldades de aprendizagem para discussão do planejamento de ensino,
avaliando seu rendimento, detectando as eventuais falhas e promover
Intervenção Pedagógica.
|
Totalizando 160 horas de formação continuada.
6- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO
HORÁRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ( 6º
ao 9º ano) e Ensino Médio
Nº
|
PROFESSORES
|
HORARIO DO ESTUDO
|
PERIODO
|
01
|
Áudrea
A. Rubin Leite
|
SEGUNDA-FEIRA
DAS
19h00min ÀS 10h30min
|
NOTURNO
|
02
|
Cleomar
B. Mackowiak
|
||
03
|
Dilma
Farias de Araújo
|
||
04
|
Erli
Alves de Oliveira
|
||
05
|
Josiney
Cardoso Lanes
|
||
06
|
Lucineide
P. da Silva
|
||
07
|
Maria
Sonia F. Lopes
|
||
08
|
Marinalda
de Oliveira Gritti
|
||
09
|
Marli
Vieira Lopes
|
||
10
|
Rita
Maísa de L. Santos
|
||
11
|
Selma
T. de Oliveira
|
||
12
|
Silvana
A. A. S. Cardoso
|
||
Nº
|
PROFESSORES
|
HORARIO DO ESTUDO
|
PERIODO
|
01
|
Anaides
Alves da Costa
|
TERÇA-FEIRA
DAS
07h00min ÀS 11h00min
|
MATUTINO
|
02
|
Elci
Ramos
|
||
03
|
Elys
Marina Cechinel
|
||
04
|
Fabio
A. de Oliveira Souza
|
||
05
|
Heleniane
Marchecini Saiki
|
||
06
|
Inês
Malik
|
||
07
|
José
Neudes Barros
|
||
08
|
Paula A. do Nascimento Ramos
|
Nº
|
PROFESSORES
|
HORARIO DO
ESTUDO
|
PERIODO
|
01
|
Gledson R. Taveira
|
QUINTA-FEIRA
DAS 13h00min ÀS 17h00min
|
VESPERTINO
|
02
|
Ilda Alves da Silva
|
||
03
|
Leandro Vieira Amaral
|
||
04
|
Raimundo Antonio da Silva
|
||
05
|
Vera Lúcia da Silva
|
||
06
|
Kerlen P.O. Souza
|
||
07
|
Oreana Odete
Laichter
|
7- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO
HORÁRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I ( 1º
9 - RECURSOS
Sala
de professores, computador, impressora, papel sulfite, tinta para impressora,
caneta, lápis, borracha, grampeador, pasta catálogo, grampos, pasta elástico,
capa plástica e espiral, TV, vídeo, revistas, livros didáticos, Leis-Complementares
e portarias.
10
- AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma continua e será
supervisionada pela equipe técnica pedagógica.
A avaliação tem a função de alimentar,
sustentar e orientar a intervenção pedagógica, auxiliar o professor no repensar
continuo sobre sua prática, serão instrumento de avaliação o produto final de
cada ação, como: registro fotográfico no blog da escola, ficha de avaliação dos
encontros e vídeos demonstrando a troca de experiência entre os participantes.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
v REFERENCIAIS
CURRICULARES DE RONDÔNIA, 2013.
v BRASIL.
Legislação Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº. 9.394, de 20 de
dezembro de 1996.
v Secretaria de Educação do Estado de
Rondônia/SEDUC. Parâmetros Curriculares
do Ensino Fundamental. Porto Velho, 2013.
v Dilmas,
Ângelo. Planejamento na escola: Elaboração, acompanhamento e avaliação-
Petrópolis: Vozes, 1994.
v Secretaria de Educação do Estado de
Rondônia/SEDUC. Parâmetros Curriculares Ensino Médio. Porto Velho, 2013.
v Manegolla,
Maximiliano, Sant'Anna, Ilza Martins. POR QUE PLANEJAR? Como planejar?
currículo-área-aula. 16.ed. Petrópolis : Vozes, 2008.
v INTERNET:
·
projetosdetrabalho.blogspot.com/.
·
emefprofidelcyspereira.blogspot.com/p/projeto-formacao-continuada.html
·
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/formcont_ufpe_matem.pdf
v
REVISTA NOVA ESCOLA, Editora
Abril, abril/2010, setembro/2010, outubro/2012 e março/2014.
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