terça-feira, 4 de julho de 2017

PROJETO ESPELHO SOCIAL



Conclusão do Projeto Espelho Social


O projeto Espelho Social surgiu da ideia de deixar a escola mais bonita, com alunos mais satisfeitos com a vida e com seu espaço, de promover integração social e cidadania desenvolvendo os valores sociais, históricos e espirituais. Trará várias apresentações artísticas tais como danças, corais, jograis, exposições dentre muitas outras que contemplam este universo diversificado e maravilhoso. Mostra que a Arte é uma forma de expressar o que cada um sente no íntimo, traduz as experiências de vida, além de ser um veículo de informação. Em cada trabalho artístico é percebido a emoção que cada artista representa, trazendo assim sua vida para a arte.

Apresentações
1º- 14:00 - 2ºC – Introdução ao Tema – Maiara

Na escola o projeto deu vida a muros e paredes, deixando o ambiente mais acolhedor e convidativo. (IMAGENS).

Dentre os mais variados tipos de arte de rua destaca-se o hip-hop, uma cultura popular que surgiu entre as comunidades afro-americanas do subúrbio de Nova York na década de 1970. A música é a principal manifestação artística do hip hop, que também tem na dança e no grafite forte representação. (IMAGENS)
Dentro desta manifestação temos o Le Parkour, uma atividade onde seus adeptos percorrem um caminho cheio de obstáculos e tem por finalidade chegar ao final do percurso em menos tempo. (IMAGENS)

2º- 14:10 - 9ºA – Dança - Dark Star – Que conta a história de uma possível relação de amor, representada pela Estrela Negra.
Alunos: Eduarda, Raylen, Maria e Sharles.


3º - 14: 20 - 1º A – Coral – Música Trem Bala
Música de autoria da paranaense Ana Vilela, que aos 18 anos, compôs "Trem-Bala" em um momento difícil de sua vida, depois de uma conversa com o avô e um questionamento a si mesma. A cantora demonstrou ainda a surpresa pelo sucesso estrondoso da música em tão. Veja mais em tão pouco tempo.

GRAFITE
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. O grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. (IMAGENS).


4º - 14:25-  9º A – Lifehouse
 Esse teatro faz parte da arte urbana derivada das apresentações de performances. Teatro de cunho religioso, que traz a representação de jovens tentados por todos os males que a vida oferece e mesmo assim não se deixam levar e voltam para a salvação.

Pichação
A pichação diferente do grafite tem um propósito totalmente diferente, no Brasil, é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 3 meses a 1 ano, e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.


5º- 14:35 - 1º A – Música Taynara (cantar). Me perdoa o pai – Thaiane Segueto
Essa música fala muito de nossa natureza que muitas vezes insiste em errar e nessa linda composição a cantora traz uma linda oração de arrependimento e de entrega.

6º- 14:40 - 9º A –  Dança - Travessura
Um mix de vários ritmos musicais no qual mostra a diversidade que a arte pode nos trazer.
Alunos: Kevin, Luana e Thalya.




Street dance
Dança de rua é um estilo de dança que se desenvolveu a partir do dance Studio. Consiste em uma força de dança que pode ser em rua, blocos, parques, locais abertos, raves e clubes. O termo é usado para descrever danças em um contexto urbano.


7º - 14:50 - PROEMI- Coral – Música: Valeu Amigos
Música muito bonita e emocionante, porquê retrata uma das grandes partes da amizade e da vida entre amigos. Mostra que uma amizade verdadeira nunca invade a nossa vida, ela simplesmente conquista um lugar especial em nosso coração e nos faz feliz pelo simples fato de existir!

Adesivos
Autocolantes e Colagem: chamado de “sticker art” (arte em adesivo), esse tipo de arte utiliza a aplicação de adesivos pela cidade. (IMAGENS).


8º - 15:00 - 2ºC – Dança – Caleb mak feat . B-eazy – the joker
Spag Heddy – Permanent
Alunos: Elias, João, Evanilson e Everton.


15:05 – Arte Efêmera
Há na mente e no conhecimento das pessoas o conceito de arte permanente, aquela que expressa e registra o interior humano e seu universo histórico.  Diferente da arte permanente, a arte efêmera, seja através de performances, instalações, e happenings, é aquela vista como não copiosa fisicamente ou em demais considerações.
A arte pública, assim como o grafite, os religiosos tapetes de sal e serragem, esculturas de gelo e de areia, são alguns exemplos de arte efêmera. Efêmero é aquilo que é passageiro, sem presença definitiva, uma substância ou presença artística que se esvai. A arte efêmera também é muito utilizada em frutas, para deixa-las mais bonitas e torna-se um atrativo para crianças e adolescentes.

Jogral é como se fosse um coral, só que ao invés de cânticos, é um coral falado, mas falado dentro de uma ordem, o que confere uma musicalidade e ritmo à declamação.


Os biomas são manifestações ideológicas própria da arte urbana.
9º - 15:35: 9º A – Performance ( Biomas- Caatinga ) – Jogral Cênico - Morte e Vida Severina
Morte e Vida Severina retrata a trajetória de Severino, que deixa o sertão nordestino em direção ao litoral em busca de melhores condições de vida. O poema "Morte e Vida Severina", um auto de Natal de temática regionalista escrito entre 1954 e 1955, é a obra-prima do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999).
Alunos: Aline, Mariana, Kaylaine e Vanilson

Estátua Viva
Estátua viva ou estátua humana é uma performance artística em locais públicos de um artista de rua, imitando uma estátua com movimentos estáticos. Pausas sem movimento, controle sobre o corpo e técnicas e mímicas podem prender a atenção dos espectadores. (IMAGENS).


10º -15:45 - 9ºA – Biomas Pantanal – Estatua Viva e Recitar poemas sobre o Pantanal, Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Matogrosso ,Matogrosso do Sul ,Paraguai e Bolívia. Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
Alunos: Luana, Talia e Maria

Performance
 Forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. Nesse sentido, a performance liga-se ao happening (os dois termos aparecem em diversas ocasiões como sinônimos), sendo que neste o espectador participa da cena proposta pelo artista, enquanto na performance, de modo geral, não há participação do público. (IMAGEM)


11º - 15:55 -  A- Apresentação dos Biomas – Mata Amazônica – Representação de uma música. – Poema: Floresta Amazônica- A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade. 
Alunas: Cynthia, Juliana, Vitória


12º- 16:05 - 9º A – Apresentação dos Biomas – Cerrado - Coreografia da Música Xote Ecológico- Cerrado é o nome dado às savanas brasileiras caracterizadas por árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas, e pode ser classificado como cerradãocerrado típicocampo cerradocampo sujo de cerrado ou campo limpo, sendo que o cerradão é o único que apresenta formação florestal.
Alunos: Érica, Jaqueline, Eduarda Caroline, Leonardo e Tayana

Cantores de rua
Um artista de rua (ou saltimbanco) é um artista que se apresenta em locais públicos para divulgar seu trabalho ou levar o entretenimento para todas as pessoas.( IMAGENS).

13º -16:15 -  Ana Gabriela/ Cantar – Michel Teló- Se tudo fosse fácil.


14º- 16: 20 - PROEMI- Dança Silentó - Watch Me
Os alunos apresentam um estilo eletrizante, convidando todos a dançar.

Imitação
Uma outra representação artística utilizada nas ruas é a ação de imitar qualquer um, de reproduzir os traços significativos do seu comportamento exterior ou de evocar qualquer coisa, ou o resultado destas ações, para entreter e encantar as pessoas. IMAGEM

15º - 16:30 - 3º A- Teatro da Imitação – Doença da Imitação
Texto dramático, que tem como tema a Imitação de gestos, comportamentos típicos do que vemos na cultura popular.
Alunas: Bruna Cristófoli, Bruna Gallo e Kendlly Sales.



16º - 16:40 - 2º A- Dança :  Shape of you
 Traz a diversidade existe na arte da música, representando ritmos diversificados e batidas envolventes.
Alunos: Brena, Samira, Kelvin, Edilaine



Esse projeto trouxe a Arte como linguagem, interpretação e representação do mundo, parte de um movimento constante, foi abordado com os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, contando com o apoio de outras turmas. Trouxe de forma privilegiada os processos de representação humana, e instrumentos essenciais para o desenvolvimento da consciência, pois propiciou contato consigo mesmo e com o universo. Foi um atrativo para os alunos, notadamente a arte de rua, especificamente o grafite despertando o lado artístico nos alunos, pelo fato de que ele aguça a criatividades de cada um. É nesse sentido que podemos vislumbrar toda a importância que a compreensão da Arte pode ter no ensino escolar.





































2 comentários:

  1. Esse projeto realmente foi excepcional. Trabalho desenvolvido com os alunos que sempre se fizeram presentes nos momentos de aprendizado dinâmico de nossa escola. Também não podemos deixar de exaltar os excelentes professores Josiney e Audrea que estiveram a frente do projeto e atuaram nas orientações de intermédio desse efetivo aprendizado dos alunos, e que infelizmente não foram mencionados no projeto acima postado.

    ResponderExcluir
  2. Boa observação professora Marli

    ResponderExcluir