Conclusão
do Projeto Espelho Social
O projeto Espelho Social surgiu da ideia de deixar
a escola mais bonita, com alunos mais satisfeitos com a vida e com seu espaço,
de promover integração social e cidadania desenvolvendo os valores sociais,
históricos e espirituais. Trará várias apresentações artísticas tais como
danças, corais, jograis, exposições dentre muitas outras que contemplam este
universo diversificado e maravilhoso. Mostra que a Arte é uma forma de expressar o que cada um sente no íntimo, traduz as
experiências de vida, além de ser um veículo de informação. Em cada trabalho
artístico é percebido a emoção que cada artista representa, trazendo assim sua
vida para a arte.
Apresentações
1º- 14:00
- 2ºC – Introdução ao Tema – Maiara
Na escola
o projeto deu vida a muros e paredes, deixando o ambiente mais acolhedor e
convidativo. (IMAGENS).
Dentre os
mais variados tipos de arte de rua destaca-se o hip-hop, uma cultura popular que surgiu entre
as comunidades afro-americanas do subúrbio de Nova York na década de
1970. A música é a principal
manifestação artística do hip hop, que também tem na dança e no
grafite forte representação. (IMAGENS)
Dentro
desta manifestação temos o Le Parkour, uma
atividade onde seus adeptos percorrem um caminho cheio de obstáculos e tem por
finalidade chegar ao final do percurso em menos tempo. (IMAGENS)
2º- 14:10
- 9ºA – Dança - Dark Star – Que conta a história de uma possível relação de
amor, representada pela Estrela Negra.
Alunos: Eduarda, Raylen, Maria e Sharles.
3º - 14:
20 - 1º A – Coral – Música Trem Bala
Música de autoria da paranaense Ana Vilela, que aos
18 anos, compôs "Trem-Bala" em um momento difícil de sua vida, depois
de uma conversa com o avô e um questionamento a si mesma. A cantora demonstrou
ainda a surpresa pelo sucesso estrondoso da música em tão. Veja mais em tão
pouco tempo.
GRAFITE
A arte do
grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição
mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. O
grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive,
principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das
ruas. (IMAGENS).
4º - 14:25- 9º A – Lifehouse
Esse teatro
faz parte da arte urbana derivada das apresentações de performances. Teatro de
cunho religioso, que traz a representação de jovens tentados por todos os males
que a vida oferece e mesmo assim não se deixam levar e voltam para a salvação.
Pichação
A
pichação diferente do grafite tem um propósito totalmente diferente, no Brasil,
é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei
9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 3 meses
a 1 ano, e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação
ou monumento urbano.
5º- 14:35
- 1º A – Música Taynara (cantar). Me perdoa o pai – Thaiane Segueto
Essa música fala muito de nossa natureza que muitas
vezes insiste em errar e nessa linda composição a cantora traz uma linda oração
de arrependimento e de entrega.
6º- 14:40
- 9º A – Dança - Travessura
Um mix de vários ritmos musicais no qual mostra a
diversidade que a arte pode nos trazer.
Alunos: Kevin, Luana e Thalya.
Street
dance
Dança de
rua é um estilo de dança que se desenvolveu a partir do dance Studio. Consiste
em uma força de dança que pode ser em rua, blocos, parques, locais abertos,
raves e clubes. O termo é usado para descrever danças em um contexto urbano.
7º - 14:50
- PROEMI- Coral – Música: Valeu Amigos
Música muito bonita e emocionante, porquê
retrata uma das grandes partes da amizade e da vida entre amigos. Mostra que uma
amizade verdadeira nunca invade a nossa vida, ela simplesmente conquista um
lugar especial em nosso coração e nos faz feliz pelo simples fato de existir!
Adesivos
Autocolantes
e Colagem: chamado de “sticker art” (arte em adesivo), esse tipo de arte
utiliza a aplicação de adesivos pela cidade. (IMAGENS).
8º - 15:00
- 2ºC – Dança – Caleb mak feat . B-eazy – the joker
Spag
Heddy – Permanent
Alunos: Elias, João, Evanilson e Everton.
15:05 –
Arte Efêmera
Há na mente e no conhecimento das pessoas o
conceito de arte permanente, aquela que expressa e registra o interior humano e
seu universo histórico. Diferente da arte permanente, a arte efêmera, seja através de
performances, instalações, e happenings, é aquela vista como não copiosa fisicamente ou em demais considerações.
A arte pública, assim como o grafite, os religiosos
tapetes de sal e serragem, esculturas de gelo e de areia, são alguns exemplos
de arte efêmera. Efêmero é aquilo que é passageiro, sem presença definitiva,
uma substância ou presença artística que se esvai. A arte efêmera também é
muito utilizada em frutas, para deixa-las mais bonitas e torna-se um atrativo
para crianças e adolescentes.
Jogral é como se fosse um coral, só que ao invés de cânticos, é um coral
falado, mas falado dentro de uma ordem, o que confere uma musicalidade e ritmo
à declamação.
Os biomas
são manifestações ideológicas própria da arte urbana.
9º - 15:35:
9º A – Performance ( Biomas- Caatinga ) – Jogral Cênico - Morte e Vida Severina
Morte e Vida Severina retrata a trajetória de
Severino, que deixa o sertão nordestino em direção ao litoral em busca de
melhores condições de vida. O poema
"Morte e Vida Severina", um auto de Natal de temática regionalista
escrito entre 1954 e 1955, é a obra-prima do poeta pernambucano João Cabral de
Melo Neto (1920-1999).
Alunos: Aline, Mariana, Kaylaine e Vanilson
Estátua
Viva
Estátua
viva ou estátua humana é uma performance artística em locais públicos de um
artista de rua, imitando uma estátua com movimentos estáticos. Pausas sem
movimento, controle sobre o corpo e técnicas e mímicas podem prender a atenção
dos espectadores. (IMAGENS).
10º -15:45
- 9ºA – Biomas Pantanal – Estatua Viva e Recitar poemas sobre o Pantanal, Um
dos ecossistemas mais
ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Matogrosso ,Matogrosso
do Sul ,Paraguai e Bolívia. Em função de sua importância e diversidade
ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural
Mundial e Reserva da Biosfera.
Alunos: Luana, Talia e Maria
Performance
Forma de arte que combina elementos do teatro,
das artes visuais e da música. Nesse sentido, a performance liga-se ao
happening (os dois termos aparecem em diversas ocasiões como sinônimos), sendo
que neste o espectador participa da cena proposta pelo artista, enquanto na
performance, de modo geral, não há participação do público. (IMAGEM)
11º - 15:55
- A- Apresentação dos Biomas – Mata
Amazônica – Representação de uma música. – Poema: Floresta
Amazônica- A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande
parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de
aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes
florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.
Alunas: Cynthia, Juliana, Vitória
12º- 16:05
- 9º A – Apresentação dos Biomas – Cerrado - Coreografia da Música Xote
Ecológico- Cerrado é o
nome dado às savanas brasileiras
caracterizadas por árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas, e pode ser
classificado como cerradão, cerrado típico, campo
cerrado, campo sujo de cerrado ou campo limpo,
sendo que o cerradão é o único que apresenta formação florestal.
Alunos: Érica, Jaqueline, Eduarda Caroline, Leonardo
e Tayana
Cantores
de rua
Um artista
de rua (ou saltimbanco) é um artista que se apresenta em locais públicos para
divulgar seu trabalho ou levar o entretenimento para todas as pessoas.(
IMAGENS).
13º -16:15
- Ana Gabriela/ Cantar – Michel Teló- Se
tudo fosse fácil.
14º- 16:
20 - PROEMI- Dança Silentó - Watch Me
Os alunos apresentam um estilo eletrizante,
convidando todos a dançar.
Imitação
Uma outra
representação artística utilizada nas ruas é a ação de imitar qualquer um, de reproduzir os traços significativos
do seu comportamento exterior ou de evocar qualquer coisa, ou o resultado
destas ações, para entreter e encantar as pessoas. IMAGEM
15º - 16:30
- 3º A- Teatro da Imitação – Doença da Imitação
Texto dramático, que tem como tema a Imitação de
gestos, comportamentos típicos do que vemos na cultura popular.
Alunas: Bruna Cristófoli, Bruna Gallo e Kendlly
Sales.
16º - 16:40
- 2º A- Dança : Shape of you
Traz a
diversidade existe na arte da música, representando ritmos diversificados e
batidas envolventes.
Alunos: Brena, Samira, Kelvin, Edilaine
Esse projeto trouxe a Arte como linguagem,
interpretação e representação do mundo, parte de um movimento constante, foi
abordado com os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, contando com o apoio de
outras turmas. Trouxe de forma privilegiada os processos de representação
humana, e instrumentos essenciais para o desenvolvimento da consciência, pois
propiciou contato consigo mesmo e com o universo. Foi um atrativo para os
alunos, notadamente a arte de rua, especificamente o grafite despertando o lado
artístico nos alunos, pelo fato de que ele aguça a criatividades de cada um. É
nesse sentido que podemos vislumbrar toda a importância que a compreensão da
Arte pode ter no ensino escolar.
Esse projeto realmente foi excepcional. Trabalho desenvolvido com os alunos que sempre se fizeram presentes nos momentos de aprendizado dinâmico de nossa escola. Também não podemos deixar de exaltar os excelentes professores Josiney e Audrea que estiveram a frente do projeto e atuaram nas orientações de intermédio desse efetivo aprendizado dos alunos, e que infelizmente não foram mencionados no projeto acima postado.
ResponderExcluirBoa observação professora Marli
ResponderExcluir